O jornal americano The New York Times eliminou a palavra "feto" (fetus, em inglês), como resposta correta em seu jogo de palavras Wordle, em meio ao debate sobre a possível anulação da sentença Roe x Wade, que legalizou o aborto nos EUA.

“Na seção de jogos do New York Times, levamos a sério nossa função de espaço de lazer e descontração, e não queremos que o Wordle fique relacionado às notícias”, disse o jornal em 9 de maio.

O jogo Wordle, lançado em outubro de 2021, foi comprado pelo New York Times no início deste ano. O objetivo do jogo é adivinhar uma palavra de cinco letras em até seis tentativas.

Sobre a palavra fetus, o jornal disse: “alguns usuários puderam ver uma resposta obsoleta para Wordle que parece estreitamente relacionada com um evento noticioso importante recente. É completamente involuntário e é uma coincidência: a resposta original de hoje foi carregada no Wordle no ano passado."

“Devido à tecnologia atual do Wordle, pode ser difícil alterar palavras que já foram carregadas no jogo. Quando descobrimos na semana passada que essa palavra em particular apareceria hoje, mudamos para o maior número possível de soluções", continuou o comunicado.

The New York Times fez a mudança quando no âmbito público está sendo debatida a possibilidade de que a Suprema Corte dos EUA anule a sentença Roe x Wade, que legalizou o aborto no país em 1973.

Em 2 de maio vazou um rascunho do parecer da Corte sobre o caso Dobbs x Jackson Women's Health Organization, afirmando que o resultado seria reverter as decisões pró-aborto de Roe x Wade de 1973 e Planned Parenthood x Casey de 1992.

O caso Dobbs envolve uma lei do Estado do Mississippi que restringe a maioria dos abortos depois da 15ª semana de gravidez, mas não pode entrar em vigor até que a Suprema Corte emita sua decisão final. Se a decisão do tribunal for favorável, mais de uma dúzia de estados imediatamente tornariam o aborto ilegal.

Confira também: