Lançado em 2020 pelo papa Francisco, o Pacto Educativo Global é tema do curso online proposto pela plataforma educativa Farol 1817, da Província Marista Brasil Centro-Sul, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). O curso de capacitação é destinado a todos que atuam ou têm interesse pela área da educação.

Lançado no Vaticano no dia 15 de outubro de 2020, o Pacto Educativo Global é um chamado do papa Francisco para que instituições, igrejas e governos priorizem uma “educação humanista e solidária como modo de transformar a sociedade”.

A professora responsável pelo curso, Mariane Lins, diz que o curso é voltado a todos “e não apenas para os que atuam em escolas católicas e instituições ligadas à Igreja, já que o objetivo é formar uma aliança, uma aldeia educativa com a sociedade”.

Graduada em administração pela PUCPR e pedagogia pela Universidade Federal do Paraná, Mariane integra a equipe do Observatório de Evangelização da Diretoria de Identidade Institucional da PUCPR.

Segundo ela, todos podem encontrar no curso um espaço de reflexão e de uma primeira aproximação com o pacto educativo, sejam educadores, famílias, catequistas, estudantes, agentes comunitários, professores da educação básica e superior, e quem mais tiver interesse em contribuir para uma mudança na educação e na sociedade.

Disponível de maneira gratuita e por tempo indeterminado, o curso é dividido em três partes: o pensamento educativo de Francisco, o instrumentum laboris do Pacto Educativo Global e os passos práticos para implementar os conceitos. As aulas trazem uma ideia geral dos conceitos ‘Educação baseada em diálogo’, ‘Educação para o acolhimento’, ‘Integração das três linguagens: coração, mente e mãos’ e ‘Relação intergeracional’.

À ACI Digital, o departamento de comunicação da Província Marista Brasil Centro-Sul disse que, embora o curso tenha surgido com a intenção de explicar o Pacto Educativo Global, ele ajuda, ainda, “a entender a importância do tema da Campanha da Fraternidade no momento em que vivemos.”

“A proposta é também fortalecer o aprendizado com processos mais adequados e criativos, garantindo a inclusão de todos em um projeto educativo humanizado”.

A Campanha da Fraternidade terá início dia 2 de março, na quarta-feira de Cinzas, e tem como tema “Fraternidade e Educação” e lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”.

Confira também:

 

 

 

 

 

Mais em