O bispo de Cuernavaca e secretário-geral da Conferência do Episcopado Mexicano (CEM), dom Ramón Castro Castro, denunciou a corrupção desenfreada que o México enfrenta.

Ao celebrar a santa missa na catedral de Cuernavaca no domingo, 13 de fevereiro, dom Castro Castro refletiu sobre as bem-aventuranças no Evangelho segundo São Lucas e destacou que "Deus está a favor dos fracos, dos perseguidos, daqueles que defendem o Seu Reino”.

"Por outro lado, os fartos, os egoístas, que só pensam em si mesmos, no fundo são infelizes", disse.

O bispo mexicano disse que “aqueles que confiam em si mesmos em vez de confiar em Deus estão sempre afundando”.

Dom Castro Castro disse que “muitas vezes tentam deformar ou esconder as exigências radicais do Evangelho, mas suas palavras são muito claras. Não há dúvida de que quem quiser segui-lo (Jesus) tem que estar disposto a viver de outra maneira”.

Depois de destacar que “a pobreza é um mal e Deus não a quer”, o secretário-geral da CEM disse que “Deus quer que todos tenhamos o necessário e o desenvolvimento para todos. E todos, ricos e pobres, devem unir seus esforços para que esse progresso alcance toda a humanidade”.

O bispo mexicano lembrou também que na segunda parte do Evangelho, depois das bem-aventuranças, há uma advertência sobre quem não vive segundo o que o Senhor indica.

Entre eles, disse ele, estão aqueles que subordinam "suas crenças religiosas ou políticas" a quem "engorde suas contas bancárias".

"Existem muitos exemplos", disse ele, destacando que isso também se refere àqueles que estão dispostos a tudo, inclusive a “pisar nos outros” para alcançar seus fins.

"Ai de vocês, corruptos. É a isso que Jesus se refere. A todos aqueles que vendem até a própria alma por dinheiro. Essa corrupção desenfreada que existe no México, infelizmente. É a isso que Jesus se refere. Não eu, Jesus", disse ele.

“Ai de vocês que querem pisar nos outros com seus sapatos para tirar vantagem. Ai de vocês executivos para quem tudo é lícito em defesa de seus próprios interesses ou de suas empresas”, acrescentou.

Dom Castro Castro destacou que "estes são todos idólatras, adoradores do bezerro de ouro contra quem Jesus falou tão claramente".

De acordo com o Índice de Percepção da Corrupção da organização Transparência Internacional, o México está entre os 60 países mais corruptos do mundo.

Em artigo publicado em 25 de janeiro deste ano, a Transparência Internacional destacou que "apesar da forte retórica anticorrupção do presidente (N.d.R.: Andrés Manuel López Obrador), os grandes casos de corrupção no país continuam sem ser punidos".

"A ausência de ativos recuperados e o crescente número de escândalos envolvendo colaboradores próximos do presidente explicam parte do resultado", diz a organização.

O bispo encorajou os fiéis católicos a serem felizes vivendo “este dinamismo que as bem-aventuranças nos oferecem”, entre os quais destacou: “Bem-aventurados se não colocam o que é secundário no centro de sua vida”.

“Bem-aventurados aqueles que se lembram que Jesus ressuscitou e os chama para a Vida Eterna, e que estamos aqui de passagem e que há vida após a morte”, continuou.

"Bem-aventurados aqueles que não vacilam diante das dificuldades da vida, parabéns", disse ele.

“Bem-aventurados os que caminham pelos caminhos que o Senhor indica e não por aqueles onde todos vão. Parabéns se você escolher as bem-aventuranças”, acrescentou.

Dom Castro Castro destacou que "é o Senhor que está ensinando, é o Senhor que está avisando".

Mais em

“Espero que possamos assumir como um projeto ideal de vida o que hoje Jesus está nos apresentando com este denso ensinamento”, concluiu.

Confira também: