O papa Francisco aceitou em 5 de fevereiro a renúncia do bispo de San Rafael, Argentina, dom Eduardo María Taussig, depois de um ano e meio da polêmica decisão de fechar o seminário diocesano.

Em uma breve declaração, a sala de imprensa da Santa Sé informou que “o Santo Padre aceitou a renúncia ao governo pastoral da diocese de San Rafael, Argentina, apresentada por S.E. dom Eduardo María Taussig”.

Em entrevista ao meio católico da diocese De Buena Fe, o porta-voz da diocese de San Rafael, padre José Antonio Alvarez, disse que "é do conhecimento público que a diocese sofreu uma crise muito importante, que levou inclusive ao fechamento do seminário local".

“A situação foi se ordenando, mas ainda não foi superada. Dom Taussig, desde o primeiro momento, colocou o seu cargo à disposição do papa”, disse. No ano passado, dom Taussig ofereeceu sua renúncia em um documento escrito.

Dom Taussig tem 67 anos, oito anos a menos que a idade em que os bispos devem apresentar sua renúncia ao papa Francisco.

Em junho de 2020, ao reiniciar o culto público, suspenso por medo da pandemia de coronavírus covid-19, dom Taussig determinou que a comunhão só poderia ser recebida em pé e na mão e não diretamente na boca e de joelhos.

A ordem de dom Taussig teria causado tensões dentro do seminário diocesano.

Em 27 de julho de 2020, o bispo de San Rafael anunciou que, por ordem da Santa Sé, o Seminário Santa Maria Mãe de Deus seria fechado até o final de 2020 e os seminaristas seriam transferidos para outras dioceses argentinas.

O seminário da diocese de San Rafael era um dos mais bem sucedidos da Argentina e de toda a América Latina, com um número significativo de vocações.

Depois de se encontrar com o papa Francisco, o bispo de San Rafael disse no final de outubro de 2020 que a decisão da Santa Sé de fechar o seminário “não estava em discussão”.

Fiéis da diocese realizaram vários atos de protesto, com convocações para rezar o terço em frente às instalações da diocese de San Rafael e inúmeras carreatas pelas ruas das cidades que compõem a diocese argentina.

Em dezembro de 2021, pouco mais de um ano após o fechamento do seminário Santa Maria Mãe de Deus, a diocese de San Rafael finalmente informou sobre o destino dos seminaristas que ali foram formados, indicando que um grupo de 12 foi distribuído " em quatro seminários de outras dioceses da Argentina", sem especificar quantos decidiram abandonar a formação sacerdotal após a controvérsia.

Um comunicado divulgado em 5 de fevereiro pela diocese de San Rafael, informa que o bispo auxiliar de San Juan de Cuyo, dom Carlos María Domínguez, será o administrador apostólico de San Rafael.

Dom Domínguez, disse, "fica imediatamente a cargo da diocese até que haja um bispo titular".

De Buena Fe afirmou que "com a declaração publicada hoje, dom Eduardo María Taussig se torna 'bispo emérito de San Rafael'".

Segundo o meio diocesano, “na terça-feira, dia 8, presidirá sua última missa pública em San Rafael, às 20h, na catedral São Rafael Arcanjo, que será o único ato de despedida do bispo que pastoreia há 17 anos esta Igreja Particular, desde 11 de outubro de 2004”.

Confira também:

Mais em