Um grupo de mexicanos protestou contra a abertura de uma nova sede da rede de clínicas de aborto Marie Stopes no Estado de Veracruz.

Na manifestação, um profissional de saúde fez um ultrassom ao vivo, mostrando o coração do bebê batendo dentro do ventre da mãe.

 

Marie Stopes abriu sua primeira clínica na cidade de Veracruz no final de janeiro de 2022, meio ano depois da despenalização do aborto pelo Congresso Estadual, projeto do Morena, partido do presidente do México, Andrés Manuel López Obrador.

Em nota enviada à ACI Prensa, agência do grupo ACI em espanhol, os grupos pró-vida manifestaram seu repúdio à clínica de aborto: "Nós Veracruzanos amamos a vida e temos consciência da dignidade do ser humano em todas as fases da vida, que começa no útero no momento da concepção”.

“É uma grande injustiça oferecer a morte do filho como solução para os problemas da mãe porque o aborto não resolve a doença, a solidão, a pobreza ou o abandono”, diz o comunicado.

Os defensores da vida ofereceram às mulheres com gravidez de risco “nosso apoio, nossa solidariedade e nossa ajuda”.

O padre José Manuel Suazo, diretor de Comunicação Social da arquidiocese de Xalapa, no estado de Veracruz, denunciou que, na clínica Marie Stopes, “estão matando bebês, estão destruindo seres humanos”.

 

Marie Stopes: Negligências, abuso, eugenia, racismo e nazismo

As clínicas Marie Stopes no México estão envolvidas em polêmicas, com denúncias de abusos e negligências, denúnicas essas feitas inclusive por feministas partidárias do aborto.

No Facebook, a plataforma feminista mexicana pró-aborto Michis Aborteros (gatos aborteiros) escreveu sobre clínicas de aborto como Marie Stopes: “não estão interessadas em nossa saúde mental ou física, querem apenas lucrar com nosso direito”.

A plataforma apresentou o testemunho de uma mulher que sofreu a “pior dor de sua vida” na clínica Marie Stopes. “Chegou um momento em que não aguentei a dor e gritei; e a doutora muito irritada me disse que se eu não calasse a boca, que se eu não suportasse a dor, ela não poderia continuar com o procedimento”, lembrou a mulher.

Marie Stopes, presente no México desde 1999, oferece serviços como abortos "sem dor" e "sem dor PLUS", que custam, respectivamente, 5.999 e 6.999 pesos, aproximadamente US$ 300 e US$ 350.

A rede de clínicas leva o nome de Marie Stopes, feminista eugenista britânica simpatizante do nazismo.

Stopes promovia a esterilização daqueles que considerava "irremediavelmente podres e racialmente doentes".

Em 1939, Marie Stopes enviou seu livro de poemas "Canções de Amor para Jovens Apaixonados" a Adolf Hitler, que ela admirava, dizendo-lhe em um bilhete que "o amor é a melhor coisa do mundo".

Em um de seus poemas, Stopes escreveu: "Católicos, prussianos,/ os judeus e os russos,/ Todos são uma maldição/ ou pior".

Mais em

Desde 2020, Marie Stopes International tenta posicionar sua marca como MSI International, para se distanciar da feminista racista simpatizante de Hitler. Em declarações coletadas pelo jornal britânico The Telegraph em novembro de 2020, o diretor executivo das clínicas de aborto, Simon Cook, admitiu que "segundo os padrões de hoje, muitas de suas declarações são completamente inaceitáveis".

Confira também: