Universitários do projeto Capilla País (Capela País), inspirado no papa Francisco, vão construir o centésimo templo numa cidade do Chile.

Capilla País nasceu para acolher o chamado que o papa Francisco fez na Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro 2013 de sair às periferias da sociedade. “Não olhem da sacada a vida, mergulhem nela, como fez Jesus”, disse o papa.

A resposta de milhares de universitários chilenos, com o apoio da pastoral da Universidade Católica do Chile, foi um projeto para construir capelas em locais afastados.

As capelas de madeira são construídas nas periferias urbanas, em regiões para onde as cidades cresceram, mas a Igreja não conseguiu chegar com a mesma velocidade.

Até 2020, 3,5 universitários participaram de cerca de 99 comunidades no Chile, e 50 delas foram “entregues” ao papa Francisco em janeiro de 2018 durante sua visita ao país.

Este ano os missionários trabalharão em oito áreas do país de 4 a 14 de janeiro, incentivados pelo lema “Embaixadores de Cristo” inspirado em II Coríntios 5,20: "Portanto, desempenhamos o encargo de embaixadores em nome de Cristo, e é Deus mesmo que exorta por nosso intermédio. Em nome de Cristo vos rogamos: reconciliai-vos com Deus!"

O distrito de Batuco, em Santiago, é o local onde será construída a centésima capela do projeto.

O coordenador geral, Sebastián Cerda, disse que este projeto “é necessário nestes tempos”, “especialmente depois dos últimos dois anos que têm sido difíceis para a comunidade”.

“Retomar isto neste verão é poder devolver-lhes um pouco de esperança, poder transmitir alegria aos moradores das comunidades”.

Além de Capilla País, Misión País (Missão País) e Siembra UC (Semeia UC) são dois outros projetos que levam alegria e promovem o encontro com as mais de 25 comunidades que os acolherão.

Misón País é uma iniciativa que teve início em 2004 e tem como objetivo anunciar a mensagem de Cristo nas áreas visitadas.

 

Siembra UC é um espaço de formação e troca de experiências de fé entre voluntários de escolas e do ensino superior.

Cerca de mil jovens universitários participaram no dia 4 de janeiro da missa de envio presidida pelo arcebispo de Santiago, cardeal Celestino Aós.

“São missões, mas acima de tudo, esta é uma atividade de alegria, porque onde há jovens há alegria e, sobretudo, onde há cristãos há alegria”, afirmou o cardeal Aós.

Confira também:

 

Mais em