Na véspera do Ano Novo, o papa Francisco convidou todos a confiar em Jesus Cristo, a pessoa que pode dar sentido aos altos e baixos da vida diária.

O Menino Jesus “não decepciona”, disse o papa na basílica de São Pedro no dia 31 de dezembro. “Sigamo-lo no nosso caminho quotidiano: ele leva o tempo à sua plenitude, dá sentido ao que fazemos e aos dias que vivemos. Confiemos nos momentos de alegria e nos momentos de tristeza: a esperança que ele nos dá é uma esperança que nunca decepciona”.

Falando durante as primeiras vésperas, Francisco disse que a Mãe Igreja e a Mãe Maria nos mostram o Menino Jesus, e sorrindo para nós, Maria diz: “Ele é o Caminho. Siga-o, confie. "

As primeiras vésperas foram rezadas no Vaticano antes da Solenidade de Maria, Mãe de Deus, em 1º de janeiro. O serviço de oração também incluiu adoração eucarística e bênção, e o canto do Te Deum, um hino latino de ação de graças da Igreja primitiva.

O papa Francisco compareceu e fez a homilia, mas a liturgia foi presidida pelo Cardeal Giovanni Battista Re, diácono do colégio dos cardeais. Re também presidiu as primeiras vésperas em 2020, quando o papa Francisco cancelou sua participação devido a um surto de dor no ciático.

Em sua homilia, o Papa Francisco destacou a maravilha e o espanto do Natal, tempo litúrgico que se estende até o Batismo do Senhor em 9 de janeiro de 2022.

Esse espanto, disse o papa, não é um “sentimento superficial”, nem está ligado aos aspectos externos da festa, como o consumismo.

“Se o Natal for reduzido a isso, nada muda: amanhã será como ontem, o próximo ano será como o ano passado e assim por diante”, disse ele. "Isso é como nos aquecer por alguns segundos em um fogo de palha, em vez de expor todo o nosso ser ao poder do Evento, sem agarrar o âmago do mistério do nascimento de Cristo."

Francisco disse que o cerne do mistério do nascimento de Cristo é que "O Verbo se fez carne e habitou entre nós". Essas palavras, repetidas várias vezes durante as primeiras vésperas para a solenidade de Maria, Mãe de Deus, nos fazem lembrar que Maria é a primeira testemunha do mistério da encarnação, afirmou.

“Ela é a primeira testemunha, a primeira e a maior e, ao mesmo tempo, a mais humilde - a maior porque é a mais humilde”, afirmou. "Seu coração se enche de espanto sem a sombra do romantismo, dos adoçantes, da espiritualização."

“A Mãe nos traz de volta à realidade, à verdade do Natal contida nas poucas palavras de São Paulo: ‘nascido de mulher’”, disse ele, destacando que o espanto cristão é o resultado do “mistério da realidade”.

“Não há nada mais surpreendente e estonteante do que a realidade. Uma flor, um torrão de terra, uma história de vida, um encontro, o rosto enrugado de uma pessoa idosa ou o rosto florescente de um bebê recém-nascido, uma mamãe que amamenta um bebê em seus braços. O mistério brilha lá”, disse ele.

 

Em sua homilia, o papa Francisco também falou sobre a “sensação de estar perdido” que muitas pessoas sentiram durante a pandemia de covid-19 e a responsabilidade que todos são chamados a mostrar para os outros, uma graça que só pode vir de Deus, disse ele.

Ele também refletiu sobre a cidade de Roma, onde, segundo ele, muitas pessoas se sentem parte de uma família.

O novo prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, estava presente no serviço religioso do Vaticano na sexta-feira. O papa Francisco saudou Gualtieri, eleito em outubro de 2021 pelo Partido Democrático, de centro-esquerda, antes do início da liturgia.

“Todos se sentem em casa porque esta cidade preserva uma abertura universal dentro dela. Ouso dizer: é a cidade universal”, disse Francisco. “Vem de sua história, de sua cultura. Provém principalmente do Evangelho de Cristo, que aqui se enraizou profundamente, tornado fecundo pelo sangue dos mártires, a começar por Pedro e Paulo”.

O papa disse que uma cidade fraterna não é criada por “belos discursos” ou “acontecimentos bombásticos”, mas sim “pelas atenções diárias, durante a semana, prestadas àqueles que mais lutam, às famílias que mais sentem o peso da crise , para aquelas pessoas com deficiências graves e suas famílias, para todos aqueles que precisam usar o transporte público para ir trabalhar, para todos os que vivem na periferia, para aqueles que foram oprimidos por alguma falha na vida e precisam de serviços sociais, e assim por diante.”

“É a cidade que cuida de cada um de seus filhos, de cada um de seus habitantes, na verdade de cada um de seus hóspedes. Roma é uma cidade maravilhosa, que nunca deixa de encantar. Mas para quem mora aqui é também uma cidade difícil, infelizmente nem sempre digna para quem aqui vive ou para quem a visita, uma cidade que às vezes rejeita”, continuou.

“A esperança, então, é que todos os que moram e trabalham aqui, ou são peregrinos ou turistas, possam valorizar cada vez mais Roma por sua atenção acolhedora pela dignidade da vida, por nossa casa comum, pelos mais fracos e vulneráveis”, disse Francisco.

Mais em

É costume do papa Francisco visitar o presépio na Praça de São Pedro após as Primeiras Vésperas na véspera do Ano Novo, mas este ano sua visita foi cancelada para evitar que multidões se reunissem durante a pandemia.

Confira também: