Indignados com uma missa criativa na noite de Natal que contou com músicos de jazz, danças coreografadas ao redor do altar e efeitos de luz teatrais, católicos estão pedindo ao arcebispo de Chicago, Blase cardeal Cupich, que reprima os abusos litúrgicos nas missas de Novus Ordo na arquidiocese de Chicago, já que proibiu expressamente a celebração de missa tradicional em sua arquidiocese no Natal e outras datas solenes.

O padre Michael L. Pfleger, conhecido ativista social de Chicago, celebrou a missa da Noite do Natal, transmitida ao vivo da igreja de Santa Sabina, paróquia predominantemente negra no lado sul da cidade. Pfleger é pároco de lá desde 1981.

Muitos dos que ficaram incomodados com a missa disseram que ela ultrapassou os limites da adoração e virou entretenimento. Não fica claro no vídeo de quase duas horas e meia do serviço, anunciado como "Véspera de Natal em Sabina", quando começa realmente a liturgia. Não há saudação, ato penitencial ou oração inicial, todos ritos introdutórios obrigatórios da liturgia do Novus Ordo.

No vídeo, postado no YouTube, Pfleger só aparece no altar depois de quase uma hora de música e dança. Uma banda toca uma mistura de canções religiosas e música secular, incluindo "Overjoyed" de Stevie Wonder e "Christmas Time is Here" do Vincent Guaraldi Trio, enquanto dançarinos em trajes coloridos dançam ao redor do altar.

Antes da chegada de Pfleger, uma mulher lê uma reflexão sobre racismo, violência armada e outros males sociais. A mulher grita em alguns pontos, enquanto as figuras perto do altar, incluindo algumas vestidas com mantos com capuz que lembram as vestes da Ku Klux Klan, dramatizam suas palavras. (Começa no minuto 38 do vídeo abaixo.)

"‘As pessoas que andam nas trevas viram uma grande luz’. Mas vimos, mesmo? Olhamos ao redor e tudo o que nossos olhos podem ver é destruição e caos, divisão e até morte. ... O ódio está varrendo a nação de modo como nunca vimos antes. O racismo se tornou tão natural quanto o ar que respiramos."

Luzes piscando e o bipe agudo do efeito sonoro de um monitor cardíaco somam-se à sombria ladainha de males, que, no entanto, termina com uma nota positiva: “O céu ouviu o seu clamor e respondeu enviando Jesus, a Luz do Mundo, para renovar as suas forças. Emmanuel, Deus está com vocês."

Durante a homilia, Pfleger, que usou um símbolo da paz pendurado em um colar de contas, exorta os membros da congregação a levantarem seus telefones celulares iluminados na igreja às escuras, como costuma ser feito em shows.

"É Natal. É Natal. Jesus, a Luz do Mundo, está conosco”, diz ele. “Agora vá acender a maldita luz e amaldiçoar as trevas! Vamos, acenem com suas luzes! Acenem com as luzes!" (A homilia de Pfleger começa na marca de 1h26 no vídeo acima.)

As críticas à missa da véspera de Natal de Santa Sabina ganharam força nas redes sociais no início desta semana, depois que a arquidiocese divulgou uma nova política que restringe drasticamente a celebração da missa tradicional e o uso de textos litúrgicos anteriores às reformas litúrgicas do Vaticano II para outros sacramentos.

Segundo a nova política, missas usando o rito antigo não podem ser celebradas no primeiro domingo do mês, Natal, Tríduo, Domingo de Páscoa e Domingo de Pentecostes. Além disso, os padres não podem celebrar missas latinas tradicionais nas igrejas paroquiais sem a permissão do arcebispo e da Santa Sé.

A nova política da arquidiocese sobre a missa tradicional é uma aplicação do motu proprio Traditionis custodes do papa Francisco, lançado em 16 de julho, e um documento explicativo relacionado que a Santa Sé publicou em dezembro 18. Juntos, esses documentos restringem drasticamente o uso de textos litúrgicos latinos anteriores ao Vaticano II.

Na carta que acompanha o motu proprio, o papa lamentou os abusos litúrgicos na missa segundo a reforma do Concílio Vaticano II. “Estou triste com os abusos na celebração da liturgia por todos os lados”, escreveu ele na carta. “Tal como Bento XVI, deploro o fato de 'em muitos lugares as prescrições do novo Missal não serem observadas na celebração, mas na verdade passam a ser interpretadas como uma autorização ou mesmo uma exigência de criatividade, o que conduz a distorções quase insuportáveis.'”

Um importante liturgista católico contatado pela CNA disse que se lembrou das palavras do papa ao assistir ao vídeo da missa de Natal de Santa Sabina.

“Muitos dos abusos na celebração da missa vêm de uma compreensão errada da natureza e do bem da celebração eucarística, e particularmente de uma aplicação distorcida do conceito de participação ativa na liturgia”, disse o padre Daniel Cardó, catedrático de estudos litúrgicos no seminário teológico São João Vianney em Denver, EUA, em um comentário escrito que ele compartilhou com a CNA.

“O Concílio Vaticano II pediu à Igreja que promovesse uma “plena, consciente e ativa participação nas celebrações litúrgicas» (Sacrosanctum Concilium, 14). A ironia é que quando atividades alheias às celebrações litúrgicas são inseridas na missa, a participação real não aumenta - a maioria das pessoas permanece como espectadora de danças ou outras expressões culturais, que não podem ser executadas por todos”, continuou ele.

“As danças, os cantos, os discursos e os efeitos de luz mostram uma celebração viva de uma comunidade cristã, mas não a Eucaristia tal como descrita e celebrada ininterruptamente desde os primórdios, como já se percebia na passagem dos discípulos que iam a Emaús (Lc 24,13 -35) ou nas descrições de São Justino (meados do século II)”, observou Cardó. “O que a Igreja quer para todos é a participação nos próprios ritos e, para isso, temos um caminho seguro: os ritos e as rubricas aprovadas das celebrações litúrgicas”.

Cardó não chegou a dizer que a liturgia de Santa Sabina não era uma missa válida, como alguns alegaram nas redes sociais. Pfleger usa as próprias palavras de consagração durante a Oração Eucarística, observou ele.

Cardó disse, porém, que liturgias como essa correm o risco de ofuscar a Eucaristia como o foco central da missa.

Mais em

“Quando tanta novidade e criatividade acontecem na celebração da Missa, a comunidade pode crescer em auto-expressão e conforto humano, mas pode perder a 'presença real' de Jesus Cristo, certamente menos espetacular que concertos e coreografias, mas o poder inspirador de Deus feito homem, de Deus se fazendo presente no pão e no vinho”, disse ele.

“Não há maior bem pastoral para os fiéis do que simplesmente permitir que Deus venha ao seu povo através dos ritos da Igreja. O relativo bem de expressão de uma determinada comunidade nunca pode ser igual ao supremo bem de receber o próprio Cristo no Sacramento”, continuou Cardó.

"Belém nos lembra que Deus escolhe a simplicidade do que está escondido para o mundo para se tornar presente. Da mesma forma, Jesus vem ao mundo na missa com a simplicidade de algumas palavras e gestos, dados aos apóstolos e transmitidos com fidelidade pela Igreja”, afirmou. “Quando a criatividade leva a abusos e distorções, estamos muito longe da reforma litúrgica pretendida pelo Concílio Vaticano II”.

“Se o bispo realmente se preocupa com seus fiéis”, escreveu um comentarista no YouTube, “ele acabaria com essa abominação, não com a missa em latim”.

“Eu sou um ex-protestante evangélico, agora católico, e este culto me lembra muito daqueles de que eu participei como protestante evangélico por muitos anos”, diz outro post. “Estou chocado e horrorizado que este alegue ser católico, Senhor, tenha misericórdia! Sem foco no Santíssimo Sacramento. "

“A missa em latim? Não. Isso, sim”, disse sarcasticamente o comentarista católico conservador Taylor Marshall em um mês de dezembro 29 podcast transmitidos ao vivo no YouTube. "Não é justo."

O padre Pfleger, de 72 anos, é um proeminente defensor da não-violência e da justiça social há muitos anos. Nascido em Chicago, ele tem se manifestado abertamente contra a epidemia de violência armada na região sul da cidade e supervisiona uma série de ministérios sociais em Santa Sabina.

Os voluntários da paróquia planejaram distribuir cerca de mil refeições em abrigos para moradores de rua da cidade no dia de Natal. Em 1º de janeiro, Pfleger liderará uma Caminhada pela Paz da paróquia em memória das vidas perdidas pela violência armada na área este ano e apelando a mais ações do governo para parar o derramamento de sangue.

Pfleger adotou um menino de oito anos em 1981 e outro filho em 1992. Em 1997, ele se tornou o pai adotivo de outro jovem da cidade que foi morto em uma troca de tiros entre gangues no ano seguinte.

O padre também tem sido um foco de polêmica.

Em 2008, o falecido cardeal Francis George pediu a Pfleger para tirar uma licença de duas semanas depois de zombar publicamente da então senadora Hillary Clinton, que disputava com Barack Obama as primárias presidenciais do Partido Democrata naquele ano.

George suspendeu Pfleger em 2011 depois que o padre ameaçou deixar o sacerdócio se o arcebispo o transferisse. O cardeal mais tarde aceitou as desculpas de Pfleger e o readmitiu como pastor de Santa Sabina.

Em 2019, Pfleger teve mais problemas, desta vez com Cupich, que criticou publicamente a decisão de Pfleger de convidar o líder da Nação do Islã, Louis Farrakhan, para falar em Santa Sabina.

Pfleger foi removido do ministério em Santa Sabina em 5 de janeiro deste ano, depois que um homem alegou ter sido abusado sexualmente por Pfleger quando criança, há mais de 40 anos. Dois outros homens, incluindo um irmão do primeiro acusador, também acusaram Pfleger de ter abusado deles. Pfleger negou as acusações.

Cupich reintegrou Pfleger em maio, declarando que o conselho de revisão da arquidiocese "concluiu que não há razão suficiente para suspeitar que o padre Pfleger seja culpado dessas alegações".

Procurado pela CNA, agência em inglês do grupo ACI, Pfleger se recusou a responder a perguntas sobre a liturgia da véspera de Natal.

“Estas são as mesmas pessoas que atacam o papa Francisco e o cardeal Cupich e ignoraram o dom e o valor do catolicismo negro na Igreja Católica, por isso não estou respondendo aos seus ataques”, disse Pfleger por e-mail.

A Arquidiocese de Chicago não respondeu a um pedido de comentário antes da publicação.

As críticas à missa da véspera de Natal vêm meses depois de queixas semelhantes terem sido levantadas em resposta a duas controvérsias na arquidiocese neste ano.

Em agosto, a prefeita de Chicago Lori Lightfoot, que não é católica e vive com outra mulher, recebeu a comunhão de um capelão da polícia da cidade em um funeral da missa que Cupich celebrou pela policial assassinada Ella French. O capelão disse que cometeu um erro e se desculpou publicamente.

Poucos dias depois, um pastor de Chicago disse que consultou Cupich antes de proibir a recitação pública da Oração a São Miguel e a Ave Maria após as missas, alegando que as orações públicas, que levam menos de um minuto para recitar, podem distrair aqueles que desejam orar em particular na igreja.

Confira também: