O arcebispo de Los Angeles e presidente da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB), dom José Gomez, exortou os fiéis a colocar como propósito do Ano Novo uma leitura diária do Evangelho para conhecer Jesus verdadeiramente e acolhê-lo na vida.

Em sua coluna de 27 de dezembro, dom Gomez disse que “ao virar a página e comemorar um novo ano de graça, minha oração para todos vocês é que entrem em uma amizade mais profunda e próxima com Jesus”.

O bispo exortou os fiéis ler os Evangelhos “do início ao fim”.

“Comece com o Evangelho de São Mateus, capítulo 1, e continue lendo todos os dias até chegar ao fim do Evangelho de São João. Depois comece tudo de novo”, acrescentou.

Lendo um capítulo por dia, em 89 dias os quatro Evangelhos estarão lidos. Mesmo “se você ler menos diariamente, o objetivo é passar um tempo com Jesus todos os dias e conhecer a sua história”, disse o arcebispo.

“Estamos acostumados a ouvir passagens curtas dos Evangelhos que são lidas todas as semanas na missa dominical. Às vezes é difícil lembrar que cada um dos Evangelhos conta uma história, do seu ponto de vista: a história da vida de Jesus Cristo”, disse.

O bispo disse que é necessário conhecer esta história, “porque na vida de Jesus descobrimos a vida que Ele quer que cada um de nós viva”.

“Nos Evangelhos, lemos como Jesus convidou os discípulos de são João Batista a refletirem sobre as suas palavras e ações, o que 'viram e ouviram'”, acrescentou.

Jesus convida “seus discípulos de todas as épocas a fazerem a mesma coisa” disse Gomez. A forma “como conhecemos Jesus e como crescemos em amizade com ele” é “abrindo as páginas dos Evangelhos para ver e ouvir".

“Você pode confiar nos Evangelhos. Foram escritos por pessoas que conheceram os apóstolos e se baseiam em seu testemunho do que Jesus realmente fez e ensinou”, comentou.

“Os santos estão sempre lendo e relendo os Evangelhos e tentando aplicá-los em suas próprias vidas. Santa Cecília, desde pequena, costumava esconder um exemplar dos Evangelhos na roupa, perto do coração”, acrescentou.

Dom Gomez disse que se “abrirmos nossos corações a Jesus todos os dias nos Evangelhos, com o tempo Ele nos ajudará a chegar a um entendimento mais profundo de nós mesmos”.

“Temos de pedir-lhe a humildade que nos permita questionar as nossas suposições e motivações, desafiar-nos”, destacou.

José Gomez disse que a leitura da vida de Cristo nos leva a “descobrir nossa história em sua história, nos encontramos vivendo a vida de Jesus. Assim, ele molda nosso caráter e molda nossa alma à sua imagem divina”.

“Quanto mais tempo você passa com Jesus, mais você se tornará como ele: mais compassivo e amoroso, mais paciente e misericordioso. Você vai encontrar mais amor nos seus relacionamentos, uma nova paz no seu coração”, comentou.

Gomez destacou que os meios de comunicação tornam comum a competição "pelo que pensamos e como utilizamos o nosso tempo", por isso animou a que este ano "resolvamos encher os nossos corações e mentes, não com entretenimento, jogos ou distrações, mas com a vida de Jesus Cristo”.

“Peçamos a nossa Santíssima Mãe Maria que nos ajude a guardar todas as coisas de Jesus - suas palavras, seus atos, as cenas de sua vida - e a meditá-las e refleti-las em nossos corações, como ela o fez”, concluiu.

Confira também:

Mais em