Para reavivar a devoção à eucaristia, a Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB, na sigla em inglês) decidiu lançar uma iniciativa de reavivamento de três anos, culminando em um Congresso Eucarístico Nacional em Indianápolis em 2024.

“Minha sensação, ao falar com vocês, é que o Espírito Santo está nos guiando juntos para satisfazer a uma grande necessidade da Igreja”, disse dom Andrew H. Cozzens, bispo de Crookston, Minnesota, e um dos líderes da campanha de avivamento.

A iniciativa incluirá o desenvolvimento de novos materiais de ensino, capacitação para líderes diocesanos e paroquiais, o lançamento de um site e o envio de uma equipe especial de 50 padres que viajarão pelo país para pregar sobre a eucaristia.

A campanha será lançada oficialmente em 19 de junho de 2022 na festa de Corpus Christi. As dioceses serão incentivadas a realizar procissões eucarísticas nesse dia.

Dom Cozzens disse que o beato Carlo Acutis, o jovem católico italiano que usou seus conhecimentos de informática para compartilhar conteúdo on-line sobre milagres eucarísticos, será o patrono do primeiro ano do avivamento.

Talvez o componente mais ambicioso do avivamento seja um Congresso Eucarístico Nacional planejado para 17 a 21 de julho de 2024 em Indianápolis, anunciou dom Cozzens na quarta-feira.

Em entrevista à CNA, agência em inglês do grupo ACI, o bispo disse que o congresso seria o primeiro desse tipo nos Estados Unidos em quase 50 anos. Ele comentou com os bispos durante sua apresentação que o último grande congresso eucarístico nos EUA ocorreu na Filadélfia em 1976. Anteriormente, ele acrescentou, esses eventos eucarísticos nacionais aconteciam uma vez por década.

A campanha de avivamento teve 201 votos a favor, 17 contra e 5 abstenções. A votação foi anônima e realizada de forma eletrônica.

“Estou muito esperançoso de que produzirá os grandes frutos pelos quais todos os meus irmãos bispos estão orando e esperando durante estes dias, incluindo ajudar as pessoas a redescobrir a beleza da missa e retornar a ela”, disse dom Conley, bispo de Lincoln, antes da votação.

“Acredito que estamos no ápice e à beira de algo verdadeiramente impactante e maravilhoso para a Igreja nos EUA. Acho que isso poderia ser exatamente o que precisamos”, disse dom Conley.

"Que comece o avivamento, irmãos", disse dom Cozzens após a votação.

Atualmente, dom Cozzens atua como presidente da Comissão de Evangelização e Catequese da USCCB. Em entrevista à CNA, disse que a iniciativa é um esforço integral para despertar mais amor e devoção à eucaristia.

“Nosso objetivo é levar as pessoas a um encontro mais profundo com Jesus Cristo na Eucaristia, para que suas vidas possam ser transformadas”, comentou.

“E a razão pela qual são três anos é porque queremos afetar a Igreja em todos os níveis, com diferentes iniciativas dirigidas às paróquias, dioceses e ao país em geral”, acrescentou.

Ele também disse que se busca a "profundidade", já que "não queremos apenas algumas belas celebrações que dizem que a eucaristia é grande".

“Os bispos pedem um enfoque profundo e sustentado na eucaristia. E minha esperança é que ... isso se torne um movimento duradouro", disse ele.

Outros destaques do plano de avivamento incluem o seguinte:

Distribuição em dezembro de um manual de “como fazer” para os líderes diocesanos.

Lançamento do site “EucharisticRevival.org”, possivelmente em janeiro, que porá à disposição recursos para catequese em inglês e espanhol, incluindo o novo documento sobre a eucaristia que os bispos aprovaram em 17 de novembro. Dom Cozzens disse que o site está sendo financiado por FORMED, um provedor online de recursos para a formação da fé católica.

A comissão de um novo estudo sobre a fé católica na eucaristia pelo Centro de Pesquisa Aplicada no Apostolado (CARA) da Universidade de Georgetown. Dom Cozzens disse que o estudo será financiado pelo Instituto McGrath para a Vida da Igreja da Universidade de Notre Dame. O novo estudo decorre em parte das preocupações entre os líderes católicos dos EUA sobre a validade de uma pesquisa (2019) do Pew Research Center, que descobriu que apenas um terço dos católicos dos EUA concorda que a Eucaristia é o corpo e o sangue de Jesus Cristo.

Mais em

O desenvolvimento de uma campanha publicitária nacional sobre o esforço do avivamento, financiada pelos Cavaleiros de Colombo. Os Cavaleiros de Colombo também fizeram parceria com a USCCB para fornecer às dioceses um “kit de ferramentas” para a realização das procissões de Corpus Christi.

Durante a discussão sobre a iniciativa de avivamento na quarta-feira, o arcebispo militar dos EUA, dom Timothy P. Broglio, disse que embora apoie a ideia de realizar um Congresso Eucarístico, ele questiona o custo estimado de US$ 28 milhões associados à realização do evento, o qual dom Cozzens disse que espera atrair entre 80 mil e 100 mil pessoas para Indianápolis.

“Estamos falando de muita gente, esse é o problema real. Por isso custa tanto. Acho que os frutos espirituais do evento valerão a pena o investimento”, respondeu dom Cozzens.

Confira também: