Os bispos da província eclesiástica de Hidalgo, no México, encorajaram a respeitar a vida desde a concepção e advertiram que quem faz um aborto “deverá prestar contas diante de Deus”.

Em comunicado divulgado em 10 de agosto, os bispos mexicanos garantiram que “o aborto é, por si só, uma ação ruim, ainda que alguns pretendam apresentá-la como algo bom”.

Pronunciamento dos bispos do México (em espanhol).

“Tenham muito cuidado, pois quem busca o mal, cedo ou tarde o encontra em sua vida”, afirmaram.

O comunicado está assinado por dom Domingo Díaz Martínez, arcebispo de Tulancingo, dom José Hiraís Acosta Beltrán, bispo de Huejutla, e dom Juan Pedro Juárez Meléndez, bispo de Tula.

No dia 30 de junho deste ano, com maioria de deputados do Morena, partido do presidente do México Andrés Manuel López Obrador, o congresso estadual de Hidalgo aprovou a despenalização do aborto livre até as 12 semanas de gestação.

Líderes pró-vida têm criticado a aprovação do aborto em Hidalgo, ocorrida em meio a graves irregularidades nos processos do Congresso.

Em 9 de julho, uma denúncia contra os congressistas que aprovaram a descriminalização do aborto foi formalizada perante a promotoria especializada em crimes de corrupção do estado de Hidalgo.

Além de Hidalgo, apenas três outras entidades federativas descriminalizaram o aborto livre até as 12 semanas de gravidez: Cidade do México, Oaxaca e Veracruz.

Diante do uso do termo “interrupção da gravidez” por aqueles que promovem o aborto, os bispos da província eclesiástica de Hidalgo explicaram que, “quando uma gravidez é interrompida, está sendo executada a morte do novo ser no seio materno”.

“É uma ação letal definitiva”, enfatizaram.

Os prelados mexicanos acrescentaram que “a gravidade moral que implica” fazer um aborto “não diminui, ainda quando se pretenda utilizar outra linguagem para descrever a mesma realidade (como eufemisticamente o aborto é chamado de ´interrupção da gravidez` ou ´saúde reprodutiva`), ou que alguma lei o tenha aprovado”.

“Para aquela pessoa que hoje se encontra na dúvida sobre abortar ou não, queremos dizer-lhe que os deputados poderão ter a faculdade de aprovar uma lei, mas não têm o poder de liberar da culpa pela vida que estão aniquilando. Você aprova o aborto! E ao aprová-lo, está perdendo”, disseram.

Os bispos afirmaram que “nós, que estamos convencidos do valor da vida, não temos necessidade de uma lei homicida como a que estão aprovando”.

“Esperamos que sua opção pela vida não esteja condicionada por uma ideologia ou um interesse material, mas que esteja motivada pela fé, a esperança e o amor”, disseram.

No final da sua mensagem, os bispos mexicanos encorajaram a rezar diariamente a seguinte oração: “Senhor Jesus, Bom Pastor, concede aos nossos corações a força para respeitar a vida, a sabedoria para não roubar nem enganar e a inteligência para evitar a violência. Doce Mãe, cheia de luz e de graça, ensina-nos a formar uma família como a tua. Amém”.

Confira também:

Mais em