O Papa Francisco exortou a viver o primeiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, hoje, 25 de julho, em todas as comunidades e agradeceu pela “aliança entre as gerações” demonstrada com a resposta a esta iniciativa.

Depois de conduzir o Ângelus da janela do Palácio Apostólico Vaticano diante de vários fiéis reunidos na Praça de São Pedro, o papa recordou a missa celebrada na manhã de hoje na Basílica vaticana por ocasião do primeiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos.

A Eucaristia não foi presidida pelo pontífice que continua com seu período de recuperação após a operação a que foi submetido em 4 e julho, segundo disse o presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, dom Rino Fisichella, no início da missa que teve a participação de 2 mil pessoas.

“Irmãos e irmãs, queridos avôs e avós, esperavam com razão pelo papa Francisco. O papa vos saudará no final, rezando o Ângelus. Saibam que são dias de convalescença para ele e desejamos que não se canse mais, para que possa passar estes últimos dias em repouso e recuperar plenamente as suas forças e o seu ministério pastoral”, disse dom Fisichella.

Por sua vez, o papa disse que neste primeiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos “avós e netos, jovens e idosos juntos, manifestaram um dos rostos mais bonitos da Igreja e mostraram a aliança entre as gerações”.

“Convido-os a celebrar este Dia em cada comunidade e a visitar os avós e os idosos, aqueles que estão mais sozinhos, para dar-lhes a minha mensagem inspirada na promessa de Jesus: ‘Estou com vocês todos os dias’. Peço ao Senhor que esta festa nos ajude, nós que temos uma idade avançada, a responder ao seu chamado nesta época da vida e mostrar à sociedade o valor da presença dos avós e dos idosos”, disse o papa.

O tema deste primeiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos foi "Eu estou contigo todos os dias". Para a ocasião, o papa Francisco escreveu uma mensagem, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida também preparou uma oração e a Penitenciária Apostólica concedeu indulgência plenária àqueles que visitarem um idoso neste dia e cumprirem as condições estabelecidas pela Igreja Católica.

Confira também: