Os bispos da Colômbia expressaram solidariedade ao presidente Iván Duque e aos altos funcionários que o acompanhavam no helicóptero militar que foi baleado na sexta-feira, 25 de junho, enquanto sobrevoava a região da fronteira com a Venezuela. O atentado não deixou feridos nem grandes danos à aeronave.

Manifestamos a nossa “solidariedade com o Presidente Iván Duque e com aqueles que o acompanhavam esta tarde no momento do atentado. Rejeitamos este fato que fere profundamente a nação, assim como qualquer forma de violência”, disseram os bispos nas redes sociais, em 25 de junho.

“Seguimos com a esperança de uma Colômbia reconciliada e em paz”, acrescentaram.

O comandante da Força Aérea Colombiana (FAC), general Ramsés Rueda, informou que o helicóptero levou seis tiros. Na aeronave, viajavam o presidente Duque, o ministro da defesa, Diego Molano, o ministro do interior, Daniel Palacios, o governador de Norte de Santander, Silverio Serrano, e o prefeito de Cúcuta, Jairo Yáñez, entre outros dignitários.

Na sexta-feira, o presidente Duque publicou um comunicado informando ao país o que havia ocorrido. Ele contou que, após participar de um evento no município de Sardinata, no Catatumbo colombiano, o helicóptero presidencial foi atacado pouco antes de aterrissar na cidade de Cúcuta.

“Na verdade, esse foi um atentado covarde. Os impactos das balas podem ser vistos na aeronave presidencial. Uma vez mais reiteramos que, como governo, não vamos parar um minuto, nem um dia, na luta contra o narcotráfico, contra o terrorismo e contra o crime organizado que opera no país”, frisou o presidente colombiano.

Ele afirmou ter dado “instruções claras a toda a equipe de segurança para ir atrás daqueles que atiraram contra a aeronave e colocaram em risco a vida de outras pessoas”.

“A Colômbia continua forte diante da criminalidade e nossas instituições estão acima de qualquer ameaça”, concluiu.

O ministro da defesa, Diego Molano, anunciou uma recompensa de até 3 bilhões de pesos colombianos, quase 4 milhões de reais, a quem ofereça informações que ajudem a encontrar os responsáveis pelo atentado.

“Convocamos a nação inteira para uma luta decidida contra o terrorismo. Só a união do povo colombiana com as suas forças de segurança pública fará possível derrotar o terrorismo”, afirmou o ministro Molano.

“Não vamos poupar esforços da nossa força se segurança pública até capturar os responsáveis que afetaram e que buscaram afetar as instituições da Colômbia. Que o temor seja sentido pelos criminosos e terroristas responsáveis”, acrescentou.

Uma equipe especial da Polícia Nacional e do Corpo Técnico de Investigação da Procuradoria-Geral da nação já está encarregada das investigações sobre o atentado ao presidente Duque.

Confira também:

Mais em