A poucos dias do segundo turno das eleições presidenciais no Peru, um sacerdote da capital, Lima, afirmou que “o comunismo é intrinsecamente perverso”. O candidato que aparece à frente nas pesquisas de intenção de voto para presidente é Pedro Castillo, do partido marxista-leninista Perú Libre. Sua opositora é Keiko Fujimori, do partido Fuerza Popular.

Durante a homilia da missa do dia 17 de maio, o padre Pablo Augusto Meloni, da paróquia limenha de Santa Mônica, recordou os ensinamentos do Papa Pio XI, que, em 1937, escreveu a encíclica Divini Redemptoris, sobre o ateísmo na ideologia comunista.

“Cito o Papa Pio XI, que nos advertiu claramente que o marxismo, o comunismo é intrinsecamente perverso. O quê significa isso? Ele chama o mal de bem e chama o bem de mal, a começar porque nega a existência de Deus Todo-Poderoso e de seu enviado, Jesus Cristo, em carne e osso”, disse o sacerdote, que é médico e foi diretor da Organização Mundial de Saúde.

“Como nos diz o apóstolo São João na sua primeira carta, quem nega a Jesus Cristo, enviado pelo Pai na carne, é o anticristo. Saiba que essas ideologias e essas falsas doutrinas preparam o mundo inteiro para acolher a suprema impostura religiosa do anticristo, que fará com que a maioria das criaturas humanas o aceite e seja o caminho da apostasia que em muitos aspectos já podemos ver em muitos lugares, dentro e fora da Igreja”, continuou o sacerdote.

O padre disse que, antes do processo eleitoral, é importante lembrar que os católicos devem optar por Cristo. “Optamos pela vida e pela verdade ou escolhemos a morte, as mentiras e o engano. Não há outras opções”, disse ele.

Meloni disse que tanto o marxismo quanto o liberalismo materialista são contrários à fé e podem levar à “heresia do falso messianismo secularizado, isto é, a buscar um falso salvador ou um falso messias, porque o marxismo materialista foi proposto desde o início com esse objetivo”.

O sacerdote também afirmouo que “quando questionado por que o cristianismo e o comunismo são incompatíveis, o secretário-geral do partido comunista italiano, Antonio Gramsci, respondeu dizendo: `porque queremos o paraíso na terra e os cristãos querem o céu, e isso não é compatível´. E ele estava certo”.

O sacerdote peruano denunciou também que existem atualmente pessoas “confundidas dentro e fora da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo”, que pretendem mostrar que “se alguém denuncia o comunismo, está contra os pobres, contra os mais necessitados, contra a justiça social”.

Isso acontece “porque temos a ridícula situação de que essas figuras, que se apresentam como quem tem o monipólio dos pobres, da justiça social, da honestidade e de uma série de valores cívicos, sejam os que, ao mesmo tempo, recusam toda propriedade”.

O padre Meloni alertou que quando um fiel se deixa levar por essas ideologias, seja por “empatia, afeto, conveniência ou seja o que for”, o que acaba fazendo é ferir a sua fé e colocar em risco a sua própria salvação.

Quando isso acontece, a pessoa cai em uma “homenagem idólatra” e deixa Cristo de lado, perdendo “a capacidade de amar”. Deixa de acreditar que “a renovação da vida de cada criatura humana e de toda criatura se dá pelo amor, como o Senhor nos ensinou”, e adota “o ódio, a luta, a vingança, como disse Marx: ´a violência, parteira da história´”.

Falando sobre o Peru, o sacerdote disse que “em nossa formação acadêmica tivemos alguns professores que ensinaram isso. E acontece que justamente esses professores, no Peru, esse sindicato de educadores, esse sistema educacional dominado por essas ideologias políticas, são os que mais prejudicam a fé de nossos compatriotas e em muitas outras partes do mundo”.

Embora não tenha mencionado o candidato comunista Pedro Castillo em nenhum momento da homilia, o padre peruano citou o slogan “palavra de mestre”, que Castillo usa para ressaltar sua profissão de professor. “Quando alguém vem até mim para dizer ´a palavra de um mestre´, fico estremecido porque Jesus Cristo é o mestre que nos ensina a verdade”, disse o padre.

“Quando alguém quer se chamar de ´mestre´ e ainda mais quando, não apenas em termos intelectuais, mas em termos de verdade, ele está nas trevas mais profundas, não podemos nos calar e deixar que as pessoas escolham de um jeito qualquer. Temos o dever de alertar que só Jesus Cristo é o Senhor, não há outro caminho ou verdade”, disse o padre Meloni.

Diante da realidade do Peru, o sacerdote animou a seguir o Senhor e fez votos para que “nossa Mãe Santíssima, São José, seu casto esposo, os anjos e arcanjos e a multidão de santos no céu, nos ajudem para que não fiquemos no meio do caminho, perdidos no deserto, no meio das trevas deste mundo passageiro”.

A situação política no Peru

No dia 6 de junho, será realizado o segundo turno das eleições que definirão o próximo presidente do Peru até julho de 2026.

Segundo a última pesquisa da Ipsos, Pedro Castillo teria 51,1% dos votos válidos. O candidato do partido comunista Perú Libre liderou a greve dos professores de 2017, que deixou os alunos das escolas públicas sem aulas por vários meses.

Segundo a Willax TV, existem vários possíveis congressistas do partido Perú Libre que têm algum tipo de ligação com o terrorismo no país. Um deles, Guillermo Bermejo, iniciará seu julgamento oral nesta terça-feira, 18 de maio.

Mais em

No dia 17 de maio, foi lançado um áudio em que Bermejo afirmava que "se tomarmos o poder, não vamos sair dele".

A candidata oponente de Castillo é de direita e se chama Keiko Fujimori, do Partido Fuerza Popular. Ela está investigada por suposta lavagem de dinheiro e, segundo a Ipsos, receberia 48,9% dos votos válidos.

De acordo com a mesma pesquisa, 14,7% votarão nulo ou em branco.

Há poucos dias, Castillo desafiou Fujimori para um debate que seria realizado na prisão feminina de Santa Mônica, onde a candidata foi mantida em prisão preventiva por mais de um ano.

Fujimori aceitou o desafio e propôs que o debate ocorresse no sábado, 15 de maio, às 15h00. No entanto, Castillo, ignorando a sua própria proposta, disse que não compareceria ao debate e, finalmente, não compareceu.

Castillo preferiu visitar a rua Gamarra, um empório de negócios localizado no distrito de La Victoria, enquanto Keiko Fujimori esperava por ele do lado de fora da prisão feminina. Como Castillo não apareceu, a candidata realizou um comício diante das pessoas que estavam presentes.

Confira também: