O cardeal Jorge Urosa Savino, arcebispo emérito de Caracas (Venezuela), destacou o ardente amor a Deus e a sólida vida cristã do doutor José Gregorio Hernández, que será beatificado em 30 de abril na capital venezuelana.

A beatificação será presidida pelo cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano, e que foi núncio na Venezuela entre 2009 e 2013.

Em vista deste acontecimento, o cardeal Urosa enviou a ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, o texto "O novo beato doutor José Gregorio Hernández, homem de Deus", no qual destaca "a grandeza espiritual e religiosa" do médico venezuelano.

“Com toda a justiça, no mundo acadêmico, universitário e médico venezuelano, mas também entre as pessoas simples e fiéis, no que diz respeito aos valores humanos, José Gregório ocupa uma posição privilegiada”, afirma o cardeal.

“Sem dúvida foi um grande cidadão, sério e viril, sociável e amável, de conduta exemplar, reto e honesto, com grande atitude cívica e elevação cultural. Além disso, foi uma pessoa de inteligência brilhante e superior, que sempre sobressaiu em toda a sua carreira universitária”.

José Hernández “se destacou como um grande professor da faculdade de medicina, e também como um grande cientista e pesquisador, que instalou o primeiro laboratório de fisiologia e bacteriologia da Venezuela, dando assim um grande impulso aos estudos médicos em nosso país. Um excelente médico, extremamente competente e bem sucedido, mas também cheio de ardente caridade para com os mais pobres, que foram atendidos pessoalmente por ele em seu consultório e em suas casas”.

Em seguida, o cardeal Urosa destacou que “todas essas grandes qualidades e valores o qualificam como um venezuelano eminente e destacado. Mas quero enfatizar que o que o moveu por dentro a brilhar em todas aquelas atitudes e comportamentos louváveis; o que agora o leva à beatificação é o seu amor ardente por Deus e a sua sólida vida cristã”.

“Com efeito: como proclamou o Papa São João Paulo II em seu decreto de 16 de janeiro de 1986, com o qual a Igreja reconheceu as virtudes heroicas e excepcionais –ou seja, praticadas no mais alto grau– o doutor Hernández se destacou sobretudo por sua intensa fé, sua grande esperança e sua ardente caridade. E são essas virtudes teologais, refletidas em seu cotidiano, que agora o levam aos altares”.

O arcebispo emérito de Caracas explica que “José Gregorio Hernández foi um verdadeiro homem de Deus, com uma profunda vida espiritual, ou seja, religiosa”.

“Era muito piedoso, ou seja, viveu em atitude de oração, mesmo no meio das suas atividades ordinárias, e tinha uma intensa prática de piedade: participava diariamente da santa missa, rezava o terço, lia a Palavra de Deus, tinha uma grande devoção a Cristo e à Santíssima Virgem, e visitava frequentemente o Santíssimo Sacramento. Ele cumpriu fielmente os dez mandamentos da Lei de Deus”.

O doutor José Gregorio Hernández também “pertenceu a uma importante associação laical de vida espiritual e apostolado, a Ordem Terceira de São Francisco, e era próximo ao arcebispo de Caracas, dom Juan Bautista Castro e aos sacerdotes da cidade”.

“Por isso, por ter uma atividade diariamente unificada e integrada pelo amor a Deus, viveu intensamente a caridade, a solidariedade, a bondade para com todos, especialmente para com os mais pobres”, continuou.

“Isso o colocou no coração dos venezuelanos de seu tempo, a tal ponto que o povo de Caracas, reunido em seu cortejo fúnebre em 30 de junho de 1919, levando nos ombros seus restos ao cemitério, exclamava com orgulho: ‘o doutor Hernández é nosso’”.

O cardeal Urosa destaca que “sem dúvida alguma foi, sobretudo, a prática das virtudes cristãs, as virtudes teologais da fé, da esperança e da caridade, e as cardeais da prudência, da justiça, da força e da temperança, a razão pela qual em 1986 o Papa São João Paulo II o declarou 'venerável', e por isso agora o Papa Francisco o eleva aos altares como beato da Igreja, digno de receber o culto religioso na Venezuela”.

Imitemos o novo Beato

O cardeal venezuelano também destaca que “ao declarar alguém santo ou beato, além de proclamar suas altíssimas condições religiosas, espirituais e humanas, a Igreja o apresenta ao povo cristão, mais ainda ao mundo inteiro, como um exemplo digno de imitação. Sua beatificação, portanto, nos chama a imitar o doutor José Gregorio Hernández”.

“Primeiro, na prática das virtudes humanas, sendo bons cidadãos. Mas, acima de tudo, somos convidados a imitá-lo no intenso amor a Deus, na vida espiritual e de piedade, na união com Deus e com a Virgem Maria, no cumprimento dos mandamentos da Lei de Deus, na caridade intensa para com o próximo, na solidariedade com os que sofrem, na prática dos atos de piedade”.

Por fim, o Cardeal Jorge Urosa encorajou os fiéis a ver “José Gregorio como um verdadeiro e virtuoso homem de Deus, que se distingue pela sua santidade, e a imitá-lo na prática do amor a Deus e ao próximo e na vivência da nossa bela fé católica. Amém".

Confira também:

Mais em