Sacerdote e religiosas em Timor-Leste prestam ajuda às vítimas das recentes enchentes no país, que obrigaram muitas pessoas a sair de suas casas para buscar abrigo.

Segundo Asia News, o ciclone Seroja atingiu Timor-Leste e a província indonésia de Nusa Tenggara Oriental no dia 4 de abril, Domingo de Páscoa, causando pelo menos 120 mortes.

“Os ventos fortes e as chuvas torrenciais arrancaram árvores e causaram deslizamentos de terra; povoados inteiros ficaram submersos em água e barro e cerca de 10 mil moradores fugiram em busca de abrigo”, disseram os meios locais.

Em Timor-Leste, foram registrados pelo menos 36 mortos e 30 desaparecidos. As vítimas que fugiram das enchentes receberam abrigo nas instalações administradas pela Igreja.

O presidente da Divisão de Serviços Sociais da arquidiocese de Dili, padre Angelo Salshina, indicou à UCA News que os afetados precisam de ajuda urgente e frisou que a Conferência dos Bispos Católicos de Timor, junto com padres e religiosos, ajudaram a cobrir as necessidades básicas das vítimas.

Salshina disse que dois mil afetados se encontram no centro de formação dos salesianos em Comoro, sete mil estão sendo atendidos na paróquia da Imaculada Conceição em Dili e outros doze importantes centros de ajuda estão abrigando as vítimas.

Em declarações a UCA News, um morador de Dili, Ruben Gonçalves, indicou que o clima está melhorando, mas muitas pessoas ainda não podem voltar para suas casas, especialmente as que moram nas margens dos rios, pois suas casas ficaram destruídas.

O primeiro-ministro de Timor Leste, Taun Matan Ruak, convocou uma reunião com a Comissão Interministerial de Proteção Civil e Desastres Naturais para acelerar os esforços para apoiar os necessitados e restaurar as infraestruturas, saneamento e sistemas elétricos danificados.

Do mesmo modo, agradeceu a todos aqueles que vieram ajudar as vítimas, entre os quais destacou o trabalho das organizações religiosas, os sócios de desenvolvimento e as organizações da sociedade civil.

No dia 7 de abril, no final da Audiência Geral, o Papa Francisco rezou pelas vítimas das enchentes e pediu ao Senhor "que acolha os defuntos, conforte os seus familiares e sustente quem perdeu a sua casa".

Confira também: