Após a catequese de hoje, no marco da Audiência Geral desta quarta-feira, o Papa Francisco recordou as vítimas das enchentes que atingiram este domingo várias regiões da Indonésia e Timor-Leste deixando milhares de famílias desabrigadas.

“Desejo assegurar a minha recordação, na oração, às vítimas das inundações que nos últimos dias atingiram a Indonésia e Timor-Leste. Que o Senhor acolha os defuntos, conforte os seus familiares e sustente quem perdeu a sua casa”, disse o Santo Padre no final da audiência geral, transmitida desde a biblioteca do Palácio Apostólico.

As cheias provocaram dezenas de mortes na Indonésia e, pelo menos, 34 mortos em Timor-Leste, além de milhares de desalojados, informou hoje a agência ECCLESIA do episcopado português.

No Timor-Leste, país lusófono e de maioria católica, estima-se que haja 10 mil deslocados, com muitas pessoas a serem acolhidas em instituições da Igreja, como acontece com os Salesianos, em Díli, que neste instante acolhem 586 famílias, num total 3356 pessoas, que saíram das suas casas por causa das enchentes.

Adriano de Jesus, que coordena o centro Dom Bosco, uma escola dos Salesianos que acolhe deslocados na capital timorense, explicou à Agência ECCLESIA que estas pessoas “dormem no chão” e os alimentos têm sido doados por antigos alunos salesianos, por famílias e empresas.

Segundo o responsável, a solidariedade chega também dos professores portugueses, dos supermercados, do governo, de organizações internacionais não-governamentais que se solidarizaram com as famílias.

Os desalojados que estão na Escola Técnica dos Salesianos, por sua parte, receberam a visita do arcebispo de Díli, Dom Virgílio do Carmo da Silva, que foi ao abrigo improvisado mostrar sua solidariedade.

Confira: