O Papa Francisco enviou uma ajuda econômica para a compra de oxigênio para os pacientes de Covid-19 que estão sofrendo com a falta deste insumo no estado do Amazonas; por sua vez, os Bispos do Regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) expressaram sua gratidão ao Pontífice por este gesto de solidariedade.

Em nome dos Bispos do Regional Norte 1 – que engloba o Norte do Amazonas e Roraima –, o Arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner, contou que “nesse momento da segunda onda da pandemia”, o Papa Francisco “está se fazendo presente pela oração, mas também com doação para adquirirmos oxigênio e também podermos atender melhor aos nossos irmãos que vivem nas nossas ruas e os nossos migrantes”.

Por isso, em nome da “Arquidiocese de Manaus, mas também nos bispos do Regional Norte 1 da CNBB”, disse o Prelado, “somos profundamente agradecidos ao Papa Francisco pela solidariedade dele. Esse amor paterno pela Amazônia, pelos povos da Amazônia”.

“Nós queremos agradecer ao Santo Padre por esse gesto de solidariedade, eu diria um gesto de consolo”, expressou o Arcebispo. Para ele, esta é uma maneira de o Pontífice “estar presente no meio de nós. E essa presença do Santo Padre nos ajuda, nos anima, para continuarmos no atendimento e na presença junto aos nossos irmãos que mais sofrem”.

Na última quarta-feira, 20 de janeiro, ao final da Audiência Geral, no Vaticano, o Papa Francisco expressou sua proximidade às vítimas de Covid-19 em Manaus.

“Nestes dias a minha oração é por quantos sofrem com a pandemia, de modo especial em Manaus, no norte do Brasil. Que o Pai das Misericórdias lhes sustente neste momento difícil. Abençoo-lhes de coração!”, disse a Santo Padre em sua saudação aos fiéis de língua portuguesa.

Segundo Dom Steiner, o gesto do Papa Francisco é importante, mas ressaltou que também o são “os pequenos gestos, essas pequenas contribuições” de muitas pessoas anônimas. Desse modo, indicou, “percebemos como nós formamos uma grande fraternidade, e como gostamos de nos ajudar e nos consolar através desses pequenos gestos”.

O Arcebispo de Manaus disse que ficaram “muito surpresos e agradecidos pela solidariedade”. “Existe muita solidariedade em Manaus, existe muita solidariedade no Amazonas, existe muita solidariedade no Brasil, existe muita solidariedade internacional”, assinalou.

Doações

O aumento dos casos de Covid-19 no estado do Amazonas nas últimas semanas levou à alta taxa de ocupação dos leitos hospitalares, de UTI’s e, na última semana, chegou a ser registrada a falta de oxigênio nos hospitais. A esta situação se seguiu relatos de pacientes que faleceram em razão da falta de oxigênio.

Frente a esta crise sanitária, o Regional Norte 1 da CNBB  lançou a campanha “Amazonas e Roraima contam com a sua solidariedade”, a fim de ajudar as vítimas da Covid-19 que sofrem sem atendimento adequado nos hospitais.

Além disso, diferentes entidades se disponibilizaram a ajudar com doações, entre elas a Arquidiocese do Rio de Janeiro que, através do Regional Leste 1, colaborou com a articulação do translado de 50 cilindros de oxigênio doados pela empresa Amazonia Tec (de Belém do Pará).

Por sua vez, a Diocese de Apucarana (PR) decidiu direcionar para o auxílio a Manaus a coleta das Missas do último domingo por meio do Arcebispo Emérito da arquidiocese amazonense, Dom Luiz Soares Vieira, cuja diocese de origem é a de Apucarana.

Também a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) se mobilizou neste sentido e anunciou que irá destinar parte do valor arrecadado com a taxa de inscrição do vestibular para a Arquidiocese de Manaus.

“Só a solidariedade pode ajudar a minimizar o sofrimento e a angústia de quem sofre com parentes internados. O pouco de muitos é a receita para dar esperança a quem sofre”, destacou o reitor, Pe. José Marinoni, segundo o site da instituição.

Para colaborar com a campanha “Amazonas e Roraima contam com a sua solidariedade”, é possível contribuir por meio da seguinte conta:

Banco Bradesco
Agência 0320
C/C: 054104-4
CNPJ: 33.685.686/0012-03
Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Norte 1 (AM-RR)

Confira também:

Mais em