O Bispo de San Rafael, Dom Eduardo María Taussig, explicou que embora houvesse a expectativa dos fiéis locais de que a decisão do Vaticano de fechar o Seminário “Santa Maria Mãe de Deus” de Mendoza (Argentina) fosse revertida, isso é algo que “não estava em discussão” e se fará efetivo no final de 2020.

Em declarações a uma emissora de televisão local, Dom Taussig disse no domingo, 25 de outubro, que a sua viagem a Roma se devia à “situação do seminário e da situação geral” e que, embora “se tenha gerado alguma expectativa de que a medida seria revertida , essa medida tomada pela Santa Sé não estava em discussão ”.

O Prelado se referiu à decisão da Santa Sé de fechar o seminário – um dos mais bem-sucedidos da América Latina e com grande número de vocações – no final deste ano de 2020, uma medida anunciada em julho e da qual ainda não se conhecem as razões. O Prelado também não as explicou em suas declarações.

“Eu não tenho os motivos. A Santa Sé, por meio do prefeito [da Congregação para o Clero, Cardeal Stella], comunicou para mim uma decisão e diante disso eu, como bispo, indico que Roma locuta, causa finita: quando Roma falou, a discussão acabou”, disse o Bispo no dia 7 de agosto.

Embora não se conheçam as razões do fechamento do Seminário, o anúncio foi feito diante das tensões na diocese devido à decisão de alguns sacerdotes de dar a Comunhão na boca, ignorando a orientação dos bispos de Mendoza e do episcopado argentino de dá-la na mão devido à pandemia do coronavírus, o que levou Dom Taussig a advertir com sanções canônicas para aqueles que permanecerem em desobediência.

No final de agosto, as mães dos seminaristas escreveram uma carta aberta ao Papa Francisco, na qual lhe pediram que suspendesse o fechamento do seminário.

“Como o cananeu do Evangelho, só nos atrevemos a suplicar-lhe, por sua mãe na terra e sua Mãe do Céus, que intervenha para que seja suspensa a decisão de fechar o Seminário. Só de pensar para onde (os seminaristas) irão, como vai se dispersar a comunidade, como vai se dissolver essa bela família espiritual, que também é nossa, nos causa uma dor indizível ”, assinalaram.

Em suas declarações de domingo, Dom Taussig se referiu ao encontro que teve com o Santo Padre no dia 1º de outubro no Vaticano e disse que "conversamos sobre como serão alguns passos futuros".

Sobre os seminaristas, disse que em 2021 “passarão um ano nas suas famílias e em referência à paróquia, confirmando o seu caminho vocacional, mas a distribuição nos outros seminários não será imediata”.

O Prelado argentino disse ainda que a situação atual “é uma prova para todos, especialmente para os seminaristas e, por isso, devemos acompanhá-los e rezar com fé”.

“Estamos na Igreja, que é um mistério de fé, e seguimos as indicações e diretrizes que nos foram estabelecidas pelo Santo Padre e seus colaboradores. E é por isso que, com obséquio filial, assumimos este passo e este caminho adiante”.

A respeito do acompanhamento dos seminaristas, Dom Taussig explicou que “formaremos uma equipe de sacerdotes que me acompanharão, mas eu como bispo assumo como o principal responsável pelo cuidado de cada um deles. Depois, também manteremos um diálogo pessoal e faremos um caminho de discernimento com eles”.

Sobre o destino dos seminaristas, o Bispo de San Rafael disse que já conversou com "vários bispos e há muitos seminários onde podem recebê-los, mas ainda temos um caminho para fazer em 2021".

“Peço a todos que rezemos por esta situação, para ganhar experiência. O que aconteceu é muito doloroso para todos: para os seminaristas, suas famílias, o bispo”, continuou.

“Temos que aprender com tudo o que aconteceu para que, com um caminho de humilde compreensão pastoral, possamos consertar as coisas em toda a Igreja diocesana e voltar a caminhar em plenitude. Confio isso à oração da Santíssima Virgem, a São Rafael e ao Padre Brochero”, assegurou o Prelado.

Seminário de San Rafael

O Seminário "Santa Maria Mãe de Deus" de San Rafael foi fundado em 25 de março de 1984 pelo então Bispo, Dom León Kruk. Desde a sua criação, tem se destacado pela fidelidade à Igreja e pela correta formação que ali recebem os futuros sacerdotes.

Diante do sucesso do seminário e da desconfiança de outros bispos, houve pressão para enviar um visitante do Vaticano que chegou de 11 a 14 de junho de 1986. O resultado foi a confirmação da obra pelo próprio Papa São João Paulo II.

Agora que foi anunciado o fechamento do Seminário, não houve nenhuma visita apostólica como a que ocorreu há 34 anos.

Com Dom Taussig, que assumiu a Diocese de San Rafael em 2004, o seminário conseguiu um grande avanço. Em uma diocese de cerca de 350 mil habitantes, existem atualmente 70 sacerdotes diocesanos. Dos egressos dos últimos 15 anos, apenas um sacerdote deixou o ministério.

Mais em

Saíram das salas de aula do Seminário cerca de 150 sacerdotes que servem em vários países como Espanha, Itália, Cuba e Estados Unidos. Mais de 30 fizeram pós-graduação em Buenos Aires, Estados Unidos e Europa. Todos esses números são recordes para a Argentina.

Atualmente, o Seminário conta com 40 seminaristas, que serão realocados conforme explicou o Bispo de San Rafael.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão.

Confira também: