Os católicos continuam rezando pela paz após a terceira noite de violência na cidade de Kenosha, em Wisconsin (Estados Unidos), em meio aos protestos pelo caso do afro-americano Jacob Blake, que ficou com metade do corpo paralisado devido aos tiros de um policial.

Desde domingo, 23, quando um policial de Kenosha atirou sete vezes em Blake, a cidade tem sido palco de protestos pacíficos, mas também de atos violentos contra prédios públicos, empresas e carros. Além disso, foram registrados tiroteios.

O Departamento de Polícia de Kenosha informou que duas pessoas foram mortas durante os distúrbios da terça-feira. Na quinta-feira, 27, foi declarado toque de recolher pela quinta vez em Kenosha.

Entre os vídeos virais, destaca-se um mostrando manifestantes ateando fogo a um conjunto de carros usados ​​localizado em frente à Igreja de St. James.

Em referência a este vídeo viral, um membro da paróquia de St. James disse à CNA, agência em inglês do Grupo ACI, que "o mal que veem não é tudo". “Lembre-se de que quando você reza e age em paz e amor, muitas coisas boas acontecem no mundo também”, disse.

Esta pessoa solicitou à CNA o anonimato para não ser vítima de assédio como o “doxxing”, que consiste na divulgação de informação privada para intimidar, humilhar ou ameaçar quem testemunha.

O paroquiano disse que na noite de segunda-feira, 24, a igreja foi alvo de vandalismo, mas sofreu menos danos do que outras propriedades vizinhas, como a concessionária de automóveis usados ​​incendiada pelos manifestantes.

Segundo informações, naquele mesmo dia uma multidão se reuniu em frente à igreja e um dos manifestantes afastou o restante das pessoas do templo para encaminhá-las para outra propriedade.

Indicou que os manifestantes quebraram várias janelas da igreja, e picharam em sua porta principal a palavra “burn” (queimar), colocaram uma cruz invertida nos arredores e a frase “Deus morreu”, além de outras blasfêmias na propriedade da escola Paroquial.

Um funcionário da igreja, que mora em Kenosha toda a sua vida, disse que ver estes distúrbios é de “partir o coração” e afirmou que o tiroteio, os protestos e as confusões posteriores são coisas que não costumam acontecer na região, por isso “ninguém sabe como lidar com isso”.

Afirmou que muitos dos envolvidos nos protestos e tumultos "não são de Kenosha" e que os voluntários locais ajudaram a limpar todos os estragos feitos à igreja e à cidade.

Além disso, assinalou que os católicos locais estão pedindo aos sacerdotes que se juntem para rezar o terço e orações de exorcismo. “Há muitas pessoas que só estão tentando fazer com que o maior número possível de pessoas reze por tudo o que está acontecendo, pela paz e pela segurança de nossa comunidade novamente”, disse.

Na quarta-feira, 26, a mãe de Blake exortou os manifestantes a permanecerem em paz. “Enquanto oro pela cura do meu filho, física, emocional e espiritual, também estou rezando, inclusive antes disso, pela cura do nosso país. Deus nos colocou a todos e cada um de nós neste país, porque queria que estivéssemos aqui”, disse.

Em um vídeo da Escola Paroquial St. Joseph em Kenosha, Pe. Todd Belardi rezou o Terço com os alunos pela justiça e pela paz no mundo e "especialmente aqui em Kenosha, por todos os acontecimentos recentes que ocorreram na noite passada".

Na segunda-feira, o Arcebispo de Milwaukee, Dom Jerome Listecki, também rezou pela cura de Blake e pela paz na comunidade. Afirmou que só com atos de misericórdia, de proteção da dignidade de cada pessoa humana e "com respeito pelo bem comum" e "busca inabalável de igualdade e paz", devem se purgar os pecados de violência, injustiça, racismo e ódio.

O caso de Jacob Blake

No domingo, 23 de agosto, viralizou um vídeo que mostra como um policial disparou sete vezes ao afro-americano Jacob Blake pelas costas a uma curta distância, enquanto subia em sua caminhonete em Kenosha, Wisconsin (Estados Unidos).

O Departamento de Polícia de Kenosha disse que os policiais presentes no local do tiroteio estavam no meio de uma operação relacionada a uma briga doméstica.

Após o acontecimento lamentável, Blake foi levado para um hospital na área de Milwaukee e segundo informações do advogado da família concedidas na terça-feira, 24 de agosto, Jacob ficou com a parte inferior do corpo paralisada e seria um "milagre" que volte a caminhar.

Por causa do tumulto durante os protestos contra a polícia, o condado de Kenosha declarou toque de recolher de emergência de domingo à noite até segunda de manhã. A mesma coisa aconteceu nos dias seguintes até quarta-feira, 26.

Mais em

Na segunda noite de tumulto, grupos de manifestantes incendiaram vários edifícios, destruindo parte de um distrito comercial em Kenosha. Várias estradas também foram bloqueadas.

Na quarta-feira, a polícia de Kenosha relatou que duas pessoas foram mortas e uma terceira ferida em um tiroteio na noite de terça-feira e disse que três policiais envolvidos foram colocados em licença administrativa.

Na tarde de quarta-feira, The New York Times informou que a polícia prendeu Kyle Rittenhouse, de 17 anos, em Antioch, Illinois, acusado de assassinato em primeiro grau, de acordo com um documento do tribunal de Lake County.

O jornal de Wisconsin, Milwaukee Journal-Sentinel, informou que grupos de indivíduos armados também foram vistos na terça à noite guardando negócios, incluindo um posto de gasolina e uma lavanderia.

Nas redes sociais circulam vídeos que mostram protestos pacíficos, mas também violentos.

A declaração do escritório do procurador-geral informou que a Divisão de Investigação Criminal (DCI) está liderando a investigação e é auxiliada pela Patrulha Estadual de Wisconsin e pelo Gabinete do Xerife do Condado de Kenosha.

“Todas as agências policiais envolvidas estão cooperando totalmente com a DCI durante esta investigação. Os agentes envolvidos foram colocados em licença administrativa ", acrescentou.

Ontem, a polícia de Kenosha informou que na tarde de quarta-feira, dia 26, prendeu 9 indivíduos que ocupavam veículos que continham vários itens que incluíam capacetes, máscaras de gás, coletes de proteção, fogos de artifício ilegais e supostas substâncias controladas. Por este motivo, declarou toque de recolher na cidade na quinta-feira, 27, a partir das 19h.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: