Neste sábado, 23 de agosto, ocorreu uma agressão na Catedral de São Pedro e São Paulo, na Filadélfia (Estados Unidos), onde uma mulher que havia terminado de ler uma das leituras da Missa foi agredida.

 

Às 11h (hora local), Sarah Contrucci descia as escadas do altar depois de fazer uma leitura, quando uma mulher lhe agrediu em plena celebração da Santa Missa.

O reitor da catedral, Pe. Dennis Gill, disse à ABC News que se comunicou com as autoridades para denunciar o ataque assim que terminou a Missa, que estava sendo transmitida ao vivo devido às restrições pela pandemia.

“Foi muito chato. Os fiéis que compareceram pessoalmente ficaram espantados, assim como muitos que viram a transmissão ao vivo da missa”, acrescentou.

Contrucci assinalou à ABC News que é a primeira vez que vê a mulher que a atacou, que não é fiel da catedral.

“A mulher sussurrou algo sobre respeitar a Deus e algo que eu não consegui entender. Eu só queria voltar ao meu banco e permitir que a Missa continuasse”, disse.

O Arcebispo de Filadélfia, Dom Nelson Jesús J. Pérez, lamentou que tenha ocorrido este “ato de agressão sem sentido”. Ele disse que tal ataque é inaceitável em todos os momentos, “especialmente dentro de uma igreja e durante a celebração da Santa Missa”.

O Prelado informou que Contrucci recebeu assistência imediata de membros da catedral, mas não necessitou de atenção médica porque seus ferimentos não foram graves.

“Tenham a segurança de que existem planos de segurança e proteção para a Catedral Basílica de São Pedro e São Paulo”, frisou.

O Prelado pediu aos fiéis que se unam em oração por aqueles “envolvidos no incidente de hoje e pelo respeito aos nossos irmãos e irmãs”.

Embora as razões para o ataque ainda não sejam claras, a Arquidiocese da Filadélfia está atualmente trabalhando com o Departamento de Polícia local para descobrir a identidade da agressora.

O Padre Gill apelou a uma maior presença policial para garantir a segurança dos fiéis e evitar que voltem a acontecer ataques violentos.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também:

 

Mais em