A Beata Madre Francisca Rubatto, fundadora da Congregação das Irmãs Capuchinhas no Uruguai, será a primeira santa deste país sul-americano depois que o Papa Francisco aprovou, na semana passada, um milagre atribuído à sua intercessão.

A autorização para promulgar o decreto que reconhece o milagre atribuído à intercessão da Beata Maria Francisca de Jesus foi entregue, em 21 de fevereiro, pelo Santo Padre à Congregação para as Causas dos Santos.

O milagre foi realizado em uma jovem uruguaia que sofreu um acidente de moto no ano 2000 e teve um traumatismo craniano com hemorragia que a deixou em estado de coma.

As orações feitas a Madre Francisca permitiram a cura da jovem que ficou sem sequelas.

Madre Francisca Rubatto

Francisca Rubatto nasceu em Carmagnola, província de Piemonte (Itália) em 14 de fevereiro de 1844. Foi batizada no mesmo dia.

Quando adolescente, consagrou-se a Deus e dedicou-se às obras de caridade, à catequese de crianças, à visita aos doentes de Cottolengo e aos oratórios de Dom Bosco, em Turim.

Em 1884, enquanto passava suas férias em Loano, Francisca socorreu um jovem pedreiro ferido na cabeça. Nesse momento, sentiu o chamado de Deus e incentivada por um sacerdote capuchinho, em 25 de janeiro de 1885 fundou a Congregação das Irmãs Capuchinhas para se dedicar aos doentes e, principalmente, às crianças e jovens abandonados.

Em 1892, com quatro irmãs de sua congregação, Madre Francisca partiu para a América Latina para realizar seu apostolado no Uruguai, Argentina e Brasil.

Ao chegar ao Uruguai, as religiosas se estabeleceram no bairro de Belvedere, em Montevidéu, para criar um curso de costura que acabou se transformando no Colégio São José da Providência.

Madre Francisca Rubatto morreu em Montevidéu, em 6 de agosto de 1904. Seus restos foram enterrados no cemitério de La Teja, segundo expressou em seu testamento: "Que meu corpo seja enterrado em meio dos meus queridos pobres”.

Depois, seu corpo foi transladado para o Santuário Beata Maria Francisca Rubatto, localizado no Bairro Belvedere, em Montevidéu.

O Papa São João Paulo II a proclamou beata em 10 de outubro de 1993.

Atualmente, a Congregação das Irmãs Capuchinhas está presente em dez países: Itália, Argentina, Brasil, Peru, Uruguai, Camarões, Etiópia, Quênia, Malawi e Eritreia.

Em Montevidéu e Maldonado (Uruguai), as Irmãs Capuchinhas de Madre Rubatto acompanham o crescimento humano e espiritual de crianças e jovens no Colégio e Liceu São José da Providência, no Colégio Nossa Senhora de Lourdes e no Instituto Habilitado Irmãs Capuchinhas.

Também visitam os doentes em suas casas e nos lares de idosos; oferecem encontros e retiros para diferentes grupos; e ajudam as pessoas carentes e em situação de rua no santuário.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também:

Mais em