O Papa Francisco elevou a Basílica Menor a igreja de São Luís Gonzaga, mais conhecida como Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Chiquinquirá, da Diocese de Cúcuta (Colômbia), segundo informou no dia 30 de outubro o Bispo local, Dom Víctor Manuel Ochoa Cadavid.

“A Kacika de Cúcuta”, como também chamam esta igreja, é agora a primeira basílica no Norte de Santander. “É uma notícia muito alegre, com a qual o Papa Francisco honra esta paróquia, suas fiéis e Cúcuta”, expressou o Bispo.

Crédito: Diocese de Cúcuta

Dom Ochoa recebeu o Breve através do qual a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos informa que o Papa Francisco concedeu o “Título e a Dignidade de Basílica Menor com todos os direitos e concessões litúrgicas que estão estabelecidos nos ritos”.

Segundo o documento, assinado pelo prefeito do dicastério, Cardeal Robert Sarah, a solicitação foi feita pelo Bispo de Cúcuta em 19 de outubro de 2015 e foi aprovada em 7 de outubro de 2019, dia da comemoração da Santíssima Virgem do Rosário.

O Prelado disse que “este local é um farol espiritual para Cúcuta; um farol de fé para o nordeste do país e para uma parte da Venezuela, porque daqui nasceu a devoção à ‘Chinita’, à Santa Virgem Maria de Chiquinquirá, a qual levaram a San Cristóbal e regiões próximas”.

Crédito: Diocese de Cúcuta

Também afirmou que neste dia se faz o anúncio oficial, mas a notícia “merece uma grande festa com Bispos convidados e o Núncio Apostólico do Papa Francisco na Colômbia”.

O Bispo disse que, com esta decisão, o Papa teve um “sinal de amor” e de “privilégios” que em breve dará a conhecer, mas adiantou que se tratam de presentes espirituais.

Crédito: Diocese de Cúcuta

Recordou que a basílica é um lugar de onde se reza pelo Pontífice e se difunde seu magistério.

“Sempre vamos ter graças, vamos ganhar indulgência. Demos graças a Deus e rezemos pelo Papa Francisco. Parabéns! Temos a Basílica”, concluiu o Bispo Ochoa.

Qual é a importância de uma Basílica

Basílica quer dizer “casa do rei”. Na antiguidade, em Roma, existiam grandes edifícios onde a justiça era transmitida e ali cabia grande quantidade de pessoas. Enquanto isso, os cristãos celebravam a missa nas casas de famílias, pois não havia Templos. Com o passar do tempo, precisaram de espaços maiores para a Eucaristia, sobretudo em Roma, e foram usadas essas Basílicas.

Os Papas começaram a defender essas grandes obras arquitetônicas, por sua beleza e importância espiritual, por isso foram designadas com os títulos de basílicas maiores ou papais e se encontram em Roma: Basílica de São Pedro, Basílica de Santa Maria Maior, Basílica de São Paulo Fora dos Muros e Basílica de São João de Latrão.

Por outro lado, nascem as basílicas menores, título outorgado em sua maioria a santuários e catedrais, pela grande afluência de fiéis e porque são igrejas onde se custodiam relíquias sagradas.

Mais em

No mundo, há mais de 1.500 basílicas menores e, na Colômbia, não mais do que 40. Por enquanto, apenas uma no departamento de Norte de Santander: Basílica Menor Santuário Nossa Senhora do Rosário de Chiquinquirá, Kacika de Cúcuta, Paróquia de São Luís Gonzaga.

Confira também: