Na quarta-feira, as forças policiais do regime de Daniel Ortega assediaram a igreja de São Miguel Arcanjo, de Masaya (Nicarágua), durante a Missa oferecida pela libertação de presos políticos.

A Missa aconteceu no dia 28 de agosto, às 15h, na Paróquia São Miguel Arcanjo, de Masaya. Participaram mães e parentes de presos políticos desta localidade. Também estiveram presentes ex-presos políticos.

A Eucaristia foi celebrada por Pe. Edwing Román, que durante sua homilia recordou que "um hipócrita não pode ser cristão".

“O hipócrita e mentiroso destrói comunidades, destrói famílias e, se é um mau governante, destrói o país. O pai da mentira é o demônio”, assinalou.

O presbítero denunciou via twitter que, desde a noite de 27 de agosto, os arredores da igreja estavam cercados pela Polícia Nacional e pelas forças de choque do regime Ortega.

“Não sei o motivo? A Paróquia São Miguel-Masaya esteve cercada durante toda tarde por dez patrulhas antimotim e motorizados”, alertou o sacerdote.

Do mesmo modo, disse que as ruas ao redor estavam fechadas em um perímetro de dois quarteirões, sem passagem de veículos. "São 20h15, estou sozinho em casa e tenho uma patrulha no portão e outra na igreja", disse.

A mensagem de Pe. Román foi apoiada nas redes sociais. Horas depois, o sacerdote informou que as viaturas estavam se retirando e agradeceu o apoio recebido.

No entanto, como o usuário Houston Castillo alertou, durante a tarde de quarta-feira, as patrulhas retornaram e se instalaram do lado de fora do templo, algumas horas antes do início da Missa.

“Eles não vão me intimidar. Estou dando a mensagem de Cristo”, expressou o presbítero.

Pe. Román pediu à comunidade internacional que "não retirem o olhar da Nicarágua”. “Tenho a impressão de que alguns, talvez por se sentirem comprometidos, não mencionaram que na Nicarágua há uma ditadura. Estamos vivendo os estragos que os hipócritas estão nos causando”, enfatizou.

A Missa foi transmitida ao vivo por diferentes meios de comunicação locais, sendo possível observar o contingente policial do lado de fora do templo. Ao concluir a Eucaristia, os fiéis elevaram cantos pela Nicarágua e pediram a libertação do país.

Confira também:

Mais em