Dom Rubén Darío Jaramillo, Bispo de Buenaventura, abençoou a cidade onde se encontra o porto mais importante do Pacífico colombiano e que tem sido muito atingida pela violência nos últimos anos.

No sábado, 13 de julho, o Bispo começou às 10h a percorrer várias comunas (comunidades carentes) a bordo de um caminhão de bombeiros, acompanhado de outros veículos, para abençoar os habitantes de Buenaventura.

Com uma imagem de São Boaventura, padroeiro da diocese, o Prelado fez a "bênção solene" desde o Centro Recreativo de Comfamar até a Catedral local, na forma de estações de 15 minutos nas quais havia uma oração e o Bispo abençoava os presentes com a água.

Fotos: Diocese de Buenaventura

"Vamos, com todo o desejo do nosso coração, derramar água benta, água do céu. Onde antes o sangue foi derramado, queremos que seja derramada água do céu, para trazer conforto, trazer paz e trazer harmonia entre todos", disse Dom Jaramillo durante o evento.

"Abençoa, Senhor, nossa cidade de Buenaventura e queremos construir entre todos uma cidade, um porto, uma comunidade em paz e que cesse a violência e saia de Buenaventura o ódio, o rancor, a violência e a morte, para que viva a paz , semeemos esperança e juntos construamos a Buenaventura que a Colômbia precisa e que todos nós queremos", destacou o Bispo.

Sandra Romero, que participou da solene bênção, comentou que, "com essas atividades, pretendemos semear esperança nos corações que ficaram desolados, que perderam a esperança".

Fotos: Diocese de Buenaventura

"Sabemos que Cristo nos dá uma nova vida e com este sinal de abençoar nossa cidade, queremos que pare a violência, que possamos viver em paz", acrescentou.

As bênçãos aconteceram nas comunas 1, 4, 5, 11 e 12 de Buenaventura, lugares atingidos pelo narcotráfico, extorsão, roubos, acerto de contas e confronto de gangues rivais.

Em meados de junho, o Prelado disse à agência vaticana Fides que "já tivemos 54 mortes violentas neste ano, mas há muitas pessoas que desaparecem. E isso não é informado. O problema é que ainda não existe uma cultura de denúncia porque existe medo, temos uma sociedade que tem medo de informar".

Fotos: Diocese de Buenaventura

O Bispo também denunciou a existência das chamadas "casas de piques", onde se tortura e assassina as pessoas sequestradas porque dificultam ou não apoiam as gangues e o crime organizado.

Outro acontecimento que entristeceu Buenaventura e toda a Colômbia foi o homicídio da menina Diana Tatiana Rodríguez, de 11 anos, torturada e assassinada pelo seu tio. Após o homicídio, milhares de pessoas marcharam em rechaço à violência contra crianças e jovens.

Segundo dados de Medicina Legal na Colômbia, entre janeiro e abril de 2019, 213 menores foram assassinados no país e 7.142 crianças e adolescentes foram vítimas de violência sexual.

Fotos: Diocese de Buenaventura

Mais em

Confira também: