O primeiro evento oficial do Papa Francisco no Panamá foi o encontro com o presidente da República, Juan Carlos Varela, a quem presenteou com uma imagem de Santa Maria La Antigua, padroeira do país anfitrião da Jornada Mundial da Juventude.

Depois de passar sua primeira noite no Panamá, o Papa Francisco celebrou uma Missa privada na capela da Nunciatura com a presença de funcionários e familiares.

Antes de entrar no carro para ir ao primeiro encontro oficial agendado, o Papa Francisco parou diante dos presentes que esperavam por ele na saída da Nunciatura para cumprimentá-los brevemente.

Mais tarde, foi levado em um automóvel simples para o Palácio de las Garzas, onde o presidente Varela estava esperando por ele, juntamente com a primeira-dama, Lorena Castillo.

Depois de saudar da sacada principal do palácio presidencial de Las Garzas, o Papa e o presidente, bem como seus familiares, realizaram uma reunião privada na qual trocaram alguns presentes.

Troca de presentes entre o Papa e o presidente Varela

O Papa Francisco presenteou o presidente Varela com uma medalha comemorativa da Jornada Mundial da Juventude.

Nela há uma imagem de Santa Maria La Antigua, Padroeira do Panamá. Esta imagem representa Nossa Senhora com o Menino Jesus no braço esquerdo e uma rosa na mão direita. A logo da Jornada Mundial da Juventude está no manto da Virgem. Além disso, por trás da Virgem está a Basílica Catedral do Panamá.

O presidente Varela e sua esposa deram ao Papa um terço do Panamá, criado pela artesã Agnes Santomenno, usando detalhes originais do país. É feito de prata de lei com as bolinhas de jaspe, uma pedra nativa do Panamá e que simboliza o sangue de Jesus.

No centro, tem uma medalha de Santa Maria La Antigua do Panamá rodeada com minuciosos detalhes de filigrana. O crucifixo também é trabalhado em filigrana com o corpo de Jesus feito em prata maciça. Adaptada no desenho e ao longo do terço aparece a Flor do Espírito Santo, denominada Flor Nacional do Panamá por seu simbolismo religioso. Dentro da flor há uma pomba com suas asas estendidas, que simboliza o desejo de paz no mundo.

Eles também deram ao Papa oito moedas dos templos católicos representativos do Casco Antiguo do Panamá. As moedas são feitas de prata de 99,99% de pureza e são banhadas em ouro.

Os desenhos do verso de seis das moedas correspondem aos templos católicos representativos do Casco Antiguo, entre eles a Catedral Basílica Santa María La Antigua; Igreja de São Francisco de Assis; Igreja de Nossa Senhora das Mercês, Igreja de Santa Ana, Oratório de São Felipe Neri e Igreja de São José.

Há também uma moeda com a logo oficial da JMJ 2019 e a oitava moeda é dirigida a Sua Santidade o Papa Francisco durante a sua visita ao país, algo que torna este conjunto como único no mundo.

Na saída do Palácio de las Garzas, o Papa Francisco parou com um grupo de pessoas com deficiência que estavam esperando por ele e lhes entregou um pequeno presente.

Posteriormente, o Pontífice junto com o presidente da República do Panamá e a primeira-dama foram de carro ao Palácio Bolívar para o encontro com as autoridades.

Este é o primeiro evento oficial que o Papa Francisco realiza no Panamá, o país onde chegou para participar da Jornada Mundial da Juventude.

Após a cerimônia de boas-vindas, o Santo Padre e o presidente Varela foram à sede do Ministério das Relações Exteriores para atender 700 autoridades locais e embaixadores que vivem no país.

Confira também:

Mais em