A festa da Virgem de Guadalupe mobilizou mais de 10,6 milhões de pessoas ao seu santuário na Cidade do México, onde está a imagem original que apareceu na tilma de São Juan Diego há quase 500 anos.

De acordo com o governo da Cidade do México, foi reportado um “saldo branco”, referindo-se à ausência de mortes, “ante a chegada de 10 milhões e 603 mil peregrinos na Basílica de Guadalupe, na capital do país, por ocasião da celebração da festa guadalupana".

O número de fiéis foi registrado entre os dias 9 e 12 de dezembro e foi maior do que no ano passado, quando 7 milhões e 280 mil peregrinos visitaram a Basílica de Guadalupe para a festa da Virgem.

A peregrinação multitudinária, uma das maiores do mundo, motivou a mobilização de mais de 22 mil funcionários públicos por ocasião do programa "Bem-vindo Peregrino".

Para a diretora de Comunicações da Arquidiocese Primaz do México, Marilú Esponda, o grande fluxo de visitantes à Basílica de Guadalupe deixa claro que "a fé do nosso povo em sua Mãe está à flor da pele, está viva".

Em diálogo com o Grupo ACI, Esponda destacou que o fervor popular foi evidenciado nas "diversas histórias de pessoas que vieram de outros estados, de muito longe, cada uma com a sua própria história, suas próprias necessidades, manifestando o seu agradecimento ou seus vários pedidos à Virgem Maria".

Esta devoção, destacou, "nos enche de esperança neste momento em que vivemos em nossa sociedade".

Neste ano, a Arquidiocese do México, através do seu semanário ‘Desde la Fe’, realizou uma cobertura especial para divulgar as celebrações da Virgem de Guadalupe a milhões de pessoas através das redes sociais e da internet.

"Sabemos que este é um evento importante, a Virgem de Guadalupe é como a capital espiritual da América", disse. Por isso, fizeram "um grande esforço para transmitir da melhor maneira possível às pessoas que não puderam estar presentes".

‘Desde la Fe’ transmitiu ao vivo tanto o fluxo de peregrinos à Basílica de Guadalupe, como o canto "Las Mañanitas" por volta da meia-noite do dia 11 para o dia 12 de dezembro.

Em 12 de dezembro, transmitiram a "Missa das Rosas", presidida pelo Arcebispo do México, Cardeal Carlos Aguiar, na Basílica de Guadalupe.

"Nos próximos anos, queremos continuar realizando estas transmissões e, de várias maneiras mais criativas e inovadoras, fazer chegar o amor da Virgem de Guadalupe a mais pessoas", assegurou Esponda.

Mais em

Em sua homilia durante a Missa das Rosas, em 12 de dezembro, o Cardeal Aguiar destacou que na Virgem de Guadalupe "encontramos o apoio, a proteção, o cuidado e, sobretudo, o amor de uma mãe que nos leva ao seu filho, fonte da sabedoria".

Confira também: