Depois de alguns meses de restauração, o governo do Panamá entregou oficialmente na última sexta-feira, a Basílica de Santa Maria la Antigua, Primaz em terra firme do continente americano, que o Papa Francisco consagrará durante a sua visita em janeiro para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

No sábado, 24 de novembro, a Catedral abriu as suas portas das 6h até 18h e foi apresentada pelo Arcebispo do Panamá, Dom José Domingo Ulloa. No domingo, 25, foi fechada novamente, por dois meses, para que acabem de instalar todo o equipamento.

Às 8h, Dom Ulloa deu as boas vindas aos visitantes e logo depois abençoou os sinos do templo.

"Convido-os com alegria a visitar e tomar posse da sua catedral, depois de permanecer vários anos fechada. Em meio às dificuldades, encontramo-la mais bonita e mais acolhedora. A Arquidiocese, com a ajuda de todos, tentará terminar os detalhes, embora para isso tenhamos mais vontade do que recursos econômicos", disse o Arcebispo do Panamá à imprensa.

Ele também expressou sua gratidão "a Deus por este templo, sinal da memória e da caminhada de seu povo".

"Este templo é um lugar de encontro da nossa fé, a casa de todos, uma expressão da nossa unidade em Cristo e também a sede dos herdeiros dos apóstolos, onde cumprimos o mandato evangélico de dar testemunho de Cristo, de levá-lo ao coração de cada pessoa", assinalou Dom Ulloa.

A restauração da Catedral, segundo dados do governo, ultrapassou 12 milhões de dólares e durou aproximadamente dois anos.

Domingo Varela, engenheiro responsável pelas obras de restauração, explicou em uma entrevista que a obra principal foi a instalação de "um novo piso com ladrilhos de mármore, com uma escavação especial para o ar condicionado, além de todo a fiação elétrica".

Além disso, o teto da Catedral, que data de uma intervenção em 1933, "foi mantido e totalmente restaurado, e acrescentaram um sistema de ventilação para a entrada de ar, a fim de diminuir o aquecimento".

Além disso, “construíram três portas automáticas na entrada do templo, o que permite a entrada das pessoas. Esse mesmo sistema impede a saída do ar condicionado", afirmou.

Varela informou ainda que construíram uma nova varanda onde ficará o coro e onde será colocado um novo órgão.

As escadas de acesso aos campanários também foram reformadas, assim como a instalação de um elevador.

"A porta principal e o altar ou retábulo principal foram restaurados, no último colocaram alguns degraus a fim de oferecer uma maior amplitude. Do lado de fora, as obras incluem os telhados, as fachadas e as torres dos campanários", concluiu Varela.

Confira também:

Mais em