Estudantes, profissionais, bem como demais interessados em Medicina terão a oportunidade de se aprofundar nesta área à luz da Doutrina Católica, com o I Simpósio Médico Giuseppe Moscati, que acontecerá em 15 de dezembro em Curitiba (PR).

O evento terá como tema “Medicina, Razão e Fé – ‘E dela se serve para acalmar as dores e curá-las’ Eclo 38,7” e busca trabalhar o cuidado com a pessoa humana e a fé católica.

Segundo um dos organizadores, o acadêmico de Medicina Luan Silva Gonçalves, a ideia deste Simpósio “surgiu como uma espetacular oportunidade de encontro entre pessoas que comungam da mesma fé, bem como um momento de aprofundamento nos estudos, sempre a luz da Doutrina da Igreja Católica”.

“Vivemos no tempo da ‘cultura do descarte’ e no Brasil ela se expressa através de fortes movimentos que visam a legalização do aborto e da eutanásia, por exemplo. Entre os médicos, as taxas de suicídio e Burnout estão em níveis alarmantes refletindo a falta de humanidade também entre aqueles que têm por responsabilidade cuidar”, observou.

Nesse sentido, indicou que “os temas do Simpósio encontram estas realidades, de forma que pretende despertar nos médicos e estudantes de medicina a disposição para o cuidado, a troca de boas ideias e a valorização de si e do outro”.

Entre os temas a serem abordados no evento estão, por exemplo: “A Pessoa e a Medicina”, “Defesa da Vida – Da concepção à morte natural”, “Coerência de vida de um médico Cristão” e “Objeção de Consciência”.

O encontro contará com a presença de Dra. Lenise Garcia, da Universidade de Brasília e do Movimento Brasil sem Aborto; Dra. Elizabeth Kipman, ginecologista e obstetra; Dr. Vicente Pacheco, dermatologista e Conselheiro do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM/SC); Dr. Luiz Vergílio Della-Rosa, doutor em Direito e Acadêmico de Medicina; e do Arcebispo de Curitiba, Dom José Peruzzo.

Além disso, haverá o lançamento do livro “Precisamos falar sobre aborto – Mitos e Verdades”, cujo organizador e escritor Marlon Derosa estará presente no evento.

Para Luan Gonçalves, no atual contexto em que se vive atualmente na área médica, “é salutar resgatar o que é o cor (coração) da Medicina: cuidado com a pessoa humana”.

“No próprio Juramento de Hipócrates, os médicos confirmam esse cuidado ao dizerem: ‘não darei, a quem pedir, nenhuma droga mortal, nem recomendarei essa decisão; do mesmo modo, não darei a mulher alguma pessário para abortar’”, ressaltou.

Associação Médica Giuseppe Moscati

Durante o Simpósio ocorrerá ainda a assinatura da Ata de Fundação da Associação Médica Giuseppe Moscati como entidade juridicamente constituída. Trata-se, conforme explicou Gonçalves, de uma “livre iniciativa de Estudantes de Medicina e Médicos que têm em comum a Fé Católica e desejam contribuir com a formação de profissionais que tenham muito em conta o cuidado e o respeito à pessoa humana, com base na Doutrina da Santa Igreja”.

“Esta associação, com expressão no âmbito civil e eclesial, tem por propósito ser instrumento de construção de uma Medicina verdadeiramente comprometida com a dignidade humana, desde a concepção à sua morte natural, vendo no outro o próprio Cristo”, especificou.

Luan Gonçalves disse que a associação teve início há três anos, cerca de 10 pessoas em um grupo de WhatsApp, mas o número de membros foi crescendo e, atualmente, já possui mais de 100 pessoas, entre acadêmicos e médicos de todo o Brasil.

Quanto à escolha do patrono, contou que, “por graça divina, no ano em que fundamos o grupo, uma das nossas integrantes viajou à terra de São Giuseppe e nos colocou sob a intercessão dele”.

São Giuseppe (José) Moscati é um santo italiano conhecido como o “médico dos pobres”, que viveu entre 1897 e 1927. Foi um médico, pesquisador científico e professor universitário que atendia gratuitamente os necessitados, especialmente crianças e idosos.

“Conhecemos a espetacular história de um grande santo do nosso tempo, de impecável qualidade científica e amor a Deus manifestado no cuidado com o outro. Dessa forma, optamos por colocar o nome dele no grupo e torná-lo nosso principal intercessor”, completou Gonçalves.

Sobre o I Simpósio Médico Giuseppe Moscati, acontecerá no dia 15 de dezembro, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), das 8h às 18h. Para mais informações e inscrições, basta acessar: https://www.sympla.com.br/simposio---medicina-fe-e-razao__381555.

Confira também:

Mais em