“Unidos pelas duas vidas”, com este tema será realizado no próximo fim de semana o I Simpósio Internacional em Defesa da Vida, em São José dos Campos (SP), em meio a um contexto no qual se tem debatido no Brasil a possibilidade de descriminalização do aborto através da ADPF 442.

O evento é uma iniciativa da Associação Guadalupe, entidade pró-vida, ligada à da Diocese de São José dos Campos. Conforme explicou Prof. Hermes Rodrigues Nery, especialista em Bioética e coordenador do Movimento Legislação e Vida, o objetivo é “agregar expressivos expoentes da defesa da vida, para um momento de oração, reflexão e análise de conjuntura”.

Assim, será apresentada “uma declaração com ações propositivas para as ações pró-vida e pró-família, em busca de alargar o crescente movimento em todo o país, para afirmar a cultura da vida, especialmente na defesa da inviolabilidade da vida humana, desde a concepção”.

Para o Prof. Nery, “o momento atual é bem significativo e favorável para uma ação conjunta, visando fortalecer um trabalho que cresce a cada dia e tornou-se pauta relevante do debate público nacional e internacional”.  

Nesse sentido, recorda que atualmente, o Brasil vive “uma ameaça à vida das crianças que ainda não nasceram, devido à possibilidade de descriminalização do aborto, por parte do Supremo Tribunal Federal, que vem analisando o processo (ADPF 442)”.

A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 442/2017 (ADPF 442) foi apresentada pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) ao Supremo Tribunal Federal e propõe a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação. No início de agosto deste ano, a questão foi debatida em audiência pública no STF.

Prof. Nery sublinha que no Simpósio estarão presentes alguns palestrantes que estiveram na audiência do STF em agosto “para argumentar a favor da vida, mesmo que de forma muito restrita”.

Entre os nomes confirmados para o Simpósio estão o próprio Prof. Hermes Rodrigues Nery; Dom Ricardo Hoepers, Bispo da Diocese de Rio Grande (RS), especialista em Teologia Moral e Bioética, que foi representante da CNBB na audiência do STF; Padre José Eduardo de Oliveira e Silva, da Diocese de Osasco (SP), entre outros.

Desse modo, assinala, “o evento vem ser uma oportunidade única de formação pró-vida, com a exposição de fatos e dados que vem contrapor a uma grande quantidade de informações distorcidas que visam confundir a opinião pública. Destacamos a defesa da vida, de modo integral, desde a concepção até a morte natural, defesa da vida da mãe e da criança no ventre materno”.

Legislação e vida

Durante o Simpósio, será também lançado o livro “Legislação e Vida - A vitória da vida no parlamento brasileiro e a sua judicialização no Supremo Tribunal Federal”, do Prof. Hermes Rodrigues Nery.

A obra é publicada pela Editora Estudos Nacionais, a mesma que lançou recentemente o livro “Precisamos falar sobre o Aborto” e tem trazido ao mercado editorial publicações em defesa da vida.

Segundo seu autor, essas páginas reúnem vários de seus “apontamentos e pronunciamentos” feitos “na Câmara dos Deputados, Senado Federal e Supremo Tribunal Federal”, além do “relato de importantes votações, especialmente a do PL 1135-91, quando o aborto foi derrotado no Congresso Nacional, mostrando assim que este nunca foi omisso e se posicionou com clareza e firmeza, com o sim à vida”.

O livro é apresentado pelo Bispo emérito da Diocese de Taubaté, Dom Carmo João Rhoden, fundador do Movimento Legislação e Vida (que atua desde 2005), e por Mariângela Consoli de Oliveira, presidente da Associação Guadalupe.

O I Simpósio Internacional em Defesa da Vida terá início no sábado, 10 de novembro, às 8h, com palestra ao longo de todo o dia; e no domingo, das 9h às 13h. Para mais informações e para realizar a inscrição no evento, basta acessar: site www.e-inscricao.com/simposio-associacao-guadalupe-2018/simposio-associacao-guadalupe-2018).

Confira também: