A Catedral do México, dedicada à Assunção da Virgem Maria, que se celebra em 15 de agosto, tem “joias” muito bonitas dentro dela, muito atrativas para os turistas e para os fiéis católicos que a visitam.

Entrevistado pela ACI Prensa / EWTN Notícias, o diretor de Arte Sacra da Arquidiocese Primaz do México, Pe. José de Jesus Aguilar, explicou que a catedral se destaca mais do que os outros templos de uma diocese, porque é o lugar "onde o bispo tem sua cátedra, onde preside a comunidade e marca os ensinamentos mais importantes".

Por sua importância, as catedrais são enobrecidas pela arte e é um local de importantes acontecimentos históricos, acrescentou.

"Por exemplo, onde as pessoas visitam o Arcebispo? Onde chegam os Papas que visitam o México? Onde entra um presidente, um visitante? Na Catedral".

Pe. Aguilar sublinhou que, "pelo fato de ser um edifício tão importante, deve ter o trabalho dos pintores e escultores mais importantes", e assegurou que a Catedral Primaz do México tem "mais de mil obras de arte em custódia".

Mas entre todas as suas "joias", quatro se destacam:

1. O Altar do Perdão

Altar do perdão. Foto: David Ramos / ACI Prensa

Pe. Aguilar explicou que “não se pode entrar uma Igreja barroca e caminhar pelo corredor até o altar principal. As catedrais barrocas têm um altar que fecha este corredor, e atrás deste altar está o coro com os órgãos".

"Precisamente, a primeira parte que os fiéis visitam é o Altar do Perdão, um altar maravilhoso com folha de ouro, onde veneram a imagem mais especial da Catedral: o Senhor do Veneno, uma escultura preta que, segundo a tradição, absorveu o veneno para salvar uma pessoa recordando que Cristo absorve o veneno dos nossos pecados".

2. O coro e os órgãos monumentais da Catedral

                                

Coro da Catedral Primaz do México. Foto: David Ramos / ACI Prensa

O diretor de Arte Sacra da Arquidiocese do México indicou que o coro tem "mais de 80 lugares para os cônegos e para os bispos totalmente esculpidos, com um santo em cada lugar”.

Além disso, tem "uma cerca que veio da China e um espaço que serve para colocar os livros para que os cônegos possam ler no momento de cantar".

"E, claro, os dois órgãos monumentais maiores e mais importantes de toda a América Latina que foram restaurados recentemente", afirmou.

Um dos órgãos monumentais da Catedral. Foto: David Ramos / ACI Prensa

Mais em

3. A sacristia

Um dos murais na sacristia da Catedral Primaz. Foto: David Ramos / ACI Prensa

Na sacristia da Catedral, assinalou Pe. Aguilar, "o Cardeal, os cônegos e todos os sacerdotes se vestem".

Este lugar "tem pinturas esplêndidas de mais de 8 metros de altura: pinturas a óleo dos maiores pintores da época: Cristóbal de Villalpando e Juan Correa", explicou.

4. O Altar dos Reis

Fragmento do Altar dos Reis. No centro se pode ver os reis magos adorando o Menino Jesus. Foto: David Ramos / ACI Prensa

A quarta "joia" que "finaliza a visita de todos os fiéis" à catedral" é o Altar dos Reis, não só porque é dedicado aos reis, mas porque está a pintura dos reis magos adorando o Rei dos Reis, o Menino Jesus".

"E na parte superior está a Virgem Maria, padroeira da Catedral, subindo aos céus para ser coroada como rainha", explicou.

Confira também: