A Irmã Juliana Cruz é uma religiosa que participou do programa Master Chef Latino e, motivada por esta experiência e pelo carinho dos porto-riquenhos, lançou nas redes sociais o seu próprio programa de culinária chamado Sister Chef.

A religiosa nasceu em Porto Rico e há 35 anos pertence à Ordem das Irmãs Dominicanas da Virgem do Rosário de Fátima.

Em declarações ao Grupo ACI, informou que participou do programa Master Chef Latino em Miami (Estados Unidos), entre novembro e dezembro de 2017. Os episódios nos quais participou foram transmitidos em Porto Rico em janeiro de 2018.

“Eu participei do Master Chef com um propósito: mostrar o que é a vida consagrada através da mídia. Há poucas jovens que decidem seguir Jesus Cristo na vida consagrada e quis mostrar quem são as Irmãs Dominicanas e a nossa missão”, assegurou.

O outro objetivo era ganhar o prêmio de 100 mil dólares para ajudar o projeto da sua comunidade a favor dos pobres da região montanhosa de Porto Rico.

“Eu não ganhei o Master Chef, fiquei em sexto lugar. Mas há uma frase que dizemos em Porto Rico: ‘Eu ganhei perdendo’. E é maior o que recebi do que se tivesse vencido”, comentou.

Quando terminou o programa, a Irmã Juliana ainda não tinha a ideia de criar o Sister Chef. A iniciativa surgiu “diante da gratidão e da resposta de pessoas que me seguiram”, afirmou.

“Em setembro, Porto Rico foi atingido pelo furacão Maria. A ilha passava por uma crise terrível e Master Chef foi como um alívio, como um parêntese que os porto-riquenhos fizeram para esquecer um pouco esta dor. Posso dizer que 80% das pessoas se dedicou a assistir o programa”, assinalou.

“Quando as pessoas me encontravam, logo diziam: ‘Obrigada por representar o meu país em um momento tão difícil. Isso nos ajudou, foi um incentivo para nós’. Várias famílias também me disseram que estavam desunidas e que começaram a se reunir para assistir a religiosa na televisão, pois nem todos tinham eletricidade em casa”, continuou.

Então, ela decidiu criar o seu próprio programa de culinária, “pois havia terminado a minha participação no Master Chef e vi uma oportunidade de continuar evangelizando as famílias”.

Até o momento, já foram divulgados três episódios de Sister Chef. O primeiro foi lançado há aproximadamente três semanas. Os episódios, que duram oito minutos, são transmitidos todas as quintas-feiras às 17h (horário local) através do Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Embora a religiosa prepare receitas da gastronomia porto-riquenha, também está aberta a sugestões de pratos internacionais que os usuários nas redes sociais façam.

A Irmã Juliana disse ao Grupo ACI que no seu programa vai “convidar as irmãs da congregação para cozinhar” com ela. “Vamos estabelecer um diálogo enquanto cozinhamos sobre como fortalecer a família e levá-las a Cristo”.

Nesse sentido, afirmou que “todas as irmãs se sentem felizes, é como se toda a congregação estivesse trabalhando com o projeto, porque a Irmã Juliana faz parte de uma comunidade. Aqui, o rosto das Irmãs Dominicanas neste momento é representado por ela, mas ao mesmo tempo é cada membro da congregação”.

Em Sister Chef “também receberemos vários convidados, aos quais ofereceremos a técnica de como preparar um prato e, por sua vez, levarão uma mensagem positiva de motivação e crescimento espiritual para a família porto-riquenha e para o mundo inteiro”.

“A acolhida foi extraordinária, não esperava que fosse tanto assim. Outros sacerdotes me convidaram às suas paróquias para realizar atividades para arrecadar fundos e interagir com as pessoas”, expressou a religiosa.

“Vamos sonhar e espero que o meu sonho se torne realialiade: que todas as famílias estejam centradas em Jesus Cristo. Se conseguirmos a conversão de muitas pessoas que estão afastadas dos caminhos do Senhor através deste programa, já teremos conseguido muito”, indicou.

A Irmã Juliana também compartilhou ao Grupo ACI que no futuro gostaria de publicar um livro de receitas que inclua orações para as famílias e espera que Sister Chef se torne um meio para conseguir dinheiro para os projetos sociais da sua congregação em Porto Rico, República Dominicana , Haiti, Venezuela e Estados Unidos.

Confira também:

Mais em