No dia 19 de setembro, uma família no estado de Puebla, no México, estava celebrando o batismo da sua segunda filha que tinha dois meses, quando começou o terremoto de magnitude 7,1 e a cúpula do templo caiu sobre os presentes.

O desabamento da Igreja de São Tiago Apóstolo, em Atzala, provocou a morte de aproximadamente 12 pessoas, entre as quais se encontra a bebê Elideth, sua irmã, sua mãe, sua madrinha e um dirigente local chamado Jacinto Roldan Capistrán.

Graciano Villanueva, padrinho de Elideth, foi um dos que conseguiu se salvar da tragédia junto com o pároco e o sacristão do templo.

Villanueva disse ao jornal ‘El Universal’ que, no terremoto, perdeu a sua esposa, que era madrinha da bebê; a sua filha, o seu genro e as suas duas netas. “Não sobreviveu ninguém da minha família”, contou.

Por sua parte, um parente de Graciano disse que as vítimas morreram enquanto rezavam e, portanto, “não resta oura coisa do que aceitar a vontade do Senhor”.

Depois do terremoto, as pessoas de Atzala trabalharam a noite inteira para resgatar os corpos que estão sob as ruínas do templo do século XVII.

Ontem de manhã, colocaram os corpos que conseguiram resgatar em caixões e escreveram seus nomes neles. Dezenas de pessoas se aproximaram para rezar e depositar flores.

O jornal ‘El Sol de Puebla’ informou que, depois da queda da cúpula da igreja, três pessoas feridas foram levadas ao hospital e ainda há duas pessoas que não foram resgatadas.

Na noite de 19 de setembro, a Arquidiocese de Puebla emitiu um comunicado expressando suas condolências pelas pessoas que morreram na igreja.

“Lamentamos profundamente os falecimentos causados pelo terremoto, especialmente das 8 pessoas que morreram (até agora) devido ao desabamento do templo em Atzala, Chietla, e três em Jolalpan”, assinala o texto.

A Arquidiocese de Puebla assinalou em um comunicado divulgado na quarta-feira que há 163 templos danificados em sua jurisdição, incluindo a Igreja de São Tiago Apóstolo.

Além disso, fizeram um apelo a “nos mantermos calmos, a estarmos atentos às indicações das autoridades, sermos solidários com aqueles que mais necessitam e não arriscarmos a nossa vida e a dos outros desnecessariamente”.

Mais em

Na última quarta-feira, às 16h ( hora local), os Bispos Auxiliares de Puebla, Dom Rutilo Felipe Pozos Lorenzini e Dom Tomás López Durán, celebraram uma Missa de exéquias pelos falecidos na Igreja de São Tiago Apóstolo.

Até o momento, o terremoto de magnitude 7,1 provocou a morte de cerca de 250 pessoas em todo o país, entre elas, 43 em Puebla, um dos estados mais atingidos.

Confira também: