“Queremos viver isso não com desespero, mas na dimensão da fé, da esperança”, expressou o Bispo de Chapecó (SC), Dom Odelir José Magri, após as notícias da queda do avião que levava o time da Chapecoense para disputar a primeira partida da final da Copa Sul-Americana na Colômbia, que deixou mais de 70 mortos.

Em um vídeo publicado no Facebook da Diocese, o Prelado afirma que este “é um momento difícil de se falar”, mas, disse que em primeiro lugar gostaria de “manifestar a nossa comunhão e nossa solidariedade”. “Estamos sofrendo juntos, todos”, acrescentou.

“Sabemos que o que pode nos unir, nos dar força e reforçar nossa união neste momento é a dimensão da fé, é a oração, é o pedido da intercessão, da presença, da graça e da força de Deus”, ressaltou o Bispo.

Diversas dioceses e bispos de todo o Brasil também se solidarizaram com o time catarinense, bem como com os familiares e amigos das vítimas.

O Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, pediu a Deus que “dê a vida eterna a todos os que partiram, a força para aqueles que ficam e a coragem para que, neste tempo do Advento, tenhamos esperança e confiança no Senhor da vida, que está no meio de nós”.

O Purpurado afirmou que neste “momento triste, de muita dor”, se solidariza com todas as famílias das vítimas e garantiu as suas orações e unidade. “Que Deus, acolhendo esses irmãos que partiram, também nos ajude a sermos solidários e fraternos uns com os outros. Que os milhares, na dor que passam, experimentem a força da solidariedade, da fraternidade dos irmãos e irmãs”.

Por sua vez, o Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, scj, emitiu uma nota na qual afirma: “Deixamos nossas condolências a Associação Chapecoense de Futebol, aos familiares das vítimas e toda cidade de Chapecó. Nos solidarizamos com toda a cidade”.

Em um áudio publicado no site da Diocese de Tubarão, o Bispo diocesano e presidente do Regional Sul 4 da CNBB, Dom João Francisco Salm, relembra o “momento histórico em que a grande família da Associação Chapecoense de Futebol, seus dirigentes, atletas, associados e torcedores já celebravam a campanha até aqui vitoriosa do seu time na Copa Sul-Americana e vivia a alegre expectativa de conquistar o campeonato”.

Neste contexto, declara, a notícia do acidente aéreo “causa grande consternação e dor”.

“A Igreja Católica em Santa Catarina, o Regional Sul 4 da CNBB, em hora de tanto sofrimento, lamenta o que ocorreu e manifesta solidariedade, em especial, para com os familiares e amigos mais próximos das vítimas, os dirigentes e atletas, os profissionais da comunicação, os convidados e tripulantes”, acrescenta.

O Bispo concluiu dizendo que, “firmados na fé de que a vida continua para além da morte, de que as horas da dor podem se tornar experiência da visita e do encontro com Deus – o Deus da vida –, em oração, confiamos aos cuidados do Senhor os que partiram e pedimos que aos familiares, sobreviventes e amigos sejam concedidas paz e esperança”.

A aeronave que levava a delegação da Chapecoense, jornalistas, convidados e tripulantes para a Colômbia caiu na madrugada desta terça-feira, próximo a Medellín. De acordo com informações, o acidente deixou 76 mortos e 5 sobreviventes foram resgatados e levados para o hospital.

Será celebrada uma Missa pelas vítimas do acidente nesta terça-feira, às 18h30, na Catedral de Santo Antônio, em Chapecó.

Confira também:

Mais em