O encontro do Papa Francisco com os jovens – quase uma “Jornada Mundial da Juventude” mexicana – foi definitivamente um dos momentos mais intensos da visita do Pontífice ao México. Estes são algumas passagens deste emocionante evento em Morelia:

1. Bandeiras multicoloridas

As bandeiras dos movimentos paroquiais e jovens de todo o país encheram as arquibancadas e o campo do estádio, onde se realizou o encontro juvenil.

2. O Crucifixo e a Virgem de Guadalupe dos jovens

Um crucifixo colorido, semelhante ao logo da Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro, em 2013, e uma original imagem da Virgem de Guadalupe foram colocados sobre o palco.

3. Procissão mexicana

Os jovens carregaram em procissão uma preciosa cruz de fundo negro e um andor com a Virgem decorada com flores amarelas, acompanhados de bailarinos vestidos com trajes típicos. Sua alegria contagiou o Papa que os acompanhou com seus aplausos.

4. As meninas mais especiais

O Santo Padre chamou ao palco duas jovens com síndrome de Down. Ambas abraçaram fortemente o Papa, que as beijou, abençoou e presenteou com um rosário.

5. O jogo de “hockey”

Em meio à dança, um grupo de jovens começou a jogar pelota purépecha, uma espécie de “hockey pré-hispânico”.

Mais em

6. A emoção da juventude

Muitos jovens derramaram lágrimas ao escutarem as palavras do Papa Francisco.

7. O Papa canta

Os jovens cantaram ao Papa uma de suas canções preferidas “Vive Jesús el Señor” e o Pontífice os acompanhou. Ao terminar, repetiram o grito cristero “Viva Cristo Rei!”.

8. A cruz da juventude

O Papa Francisco abençoou e entregou aos jovens uma cruz missionária para que seja instrumento de evangelização em todo o país.

9. Uma cruz gigante no centro do estádio

Cruzes de madeira chegaram até o meio do palco, enquanto um grupo de jovens dançavam vestidos de borboletas. Em seguida, um pano foi removido do centro do palco e apareceu uma resplandecente e grande c dourada.

10. “Cielito lindo”

Esta é uma das canções mais representativas do México. Foi cantada com grande sentimento para todos os participantes.

11. A saudação às pessoas com deficiência

Depois de fazer a oração final, o Papa se aproximou das pessoas com deficiência para abençoá-los e saudá-los.

Confira também: