A reconciliação de todos os cristãos foi o fio condutor da vida de fé de Paul Wattson, o líder episcopaliano (ramo anglicano dos EUA) fundador da "Society of Atonement" (Comunidade dos irmãos e irmãs da Penitência), quem iniciou a oitava pela unidade dos cristãos em 1907 e que finalmente se converteu ao catolicismo junto com os membros de sua comunidade.

 

Conforme relata em um extenso artigo no jornal do Vaticano, L'Osservatore Romano, James F. Puglisi, atual Ministro geral da comunidade fundada por Wattson, este importante converso do anglicanismo chegou à conclusão de que em torno da reconciliação devia girar este novo grupo que fundaria anos mais tarde, depois de ler o capítulo 5, versículo 11 da Carta de São Paulo aos romanos: "E não só isto, mas também nos glorificamos em Deus por meio do nosso Senhor Jesus Cristo, por quem agora recebemos a reconciliação".

 

"A nova comunidade, fundada no seio da igreja episcopaliana, devia desenvolver o ministério da reconciliação, quer dizer oração e ação pela reconciliação dos cristãos e suas Igrejas para fazê-la 'uma', como dom de Cristo à Igreja, por obra do Espírito Santo. Isto era o que o padre Wattson tinha em mente em 1893", conta Puglisi.

 

Nos anos posteriores, Wattson manteria uma intensa correspondência com  Lurana White, co-fundadora em 1898 da Society of Atonement, a quem conheceu anos mais tarde e a quem lhe explicou "seu sonho de fundar uma comunidade religiosa" sob a inspiração de São Francisco que "teria como objetivo a unidade dos cristãos e a obra missionária", prossegue Puglisi.

 

Esse mesmo ano decidem começar sua obra na cidade de Garrison. Em 15 de dezembro de 1898 se abre a casa para as irmãs e assumem esta data como a da fundação da comunidade. "O padre Wattson fez seus votos com o nome de Paul. O mesmo fez White, quem conservou seu nome de batismo, Lurana", acrescenta Puglisi.

 

"Sua vocação era certamente a unidade da Igreja segundo as palavras de Jesus 'que todos sejam um'. Mas tal convicção devia concretizar-se segundo seu modo de entender a Igreja tendo em conta sua fé na Igreja de Roma. Para o padre Paul e a madre Lurana, a única Igreja de Cristo encontrava sua continuação na Igreja Católica, na comunhão anglicana e na Igreja Ortodoxa", continua Puglisi. Para ambos "a Sede de Roma representava, por vontade divina, o centro da unidade da Igreja", acrescenta.

 

face às distintas incompreensões que encontraram e encontrariam depois entre os anglicanos, não recuaram. Neste processo, Paul Wattson prega, dando um interessante giro para o catolicismo, em 28 de outubro de 1900 em Graymoor que "a fé transmitida aos Santos uma vez e para sempre, não era outra que a fé da Santa Igreja Católica Romana. Grande foi a surpresa da pequena congregação o dia em que afirmou que a Cátedra de Pedro, era por instituição divina, o centro de toda a cristandade. Outros pontos sobre os que os fundadores estavam de acordo era a doutrina da infalibilidade do Papa, a jurisdição universal do Sucessor de Pedro e a Imaculada Concepção de Maria", relata Puglisi.

 

Em fevereiro de 1903, Wattson e White fundam o jornal "The Lamp" (a lâmpada) no que seguem dando a conhecer esta perspectiva, devido a que muitas portas dos anglicanos se fecharam pelas suas convicções que não eram bem recebidas pela comunhão anglicana.

 

"Segundo muitos leitores de 'The Lamp' os co-fundadores da Society of Atonement estavam definitivamente orientados a Roma. Ambos publicamente proclamaram que a unidade da Igreja era impossível sem a reunificação com a Sede de Roma", diz Puglisi. Depois do "movimento de púlpito aberto", uma decisão dos episcopalianos de escutar em seus templos a ministros de outras Igrejas, o caminho para o catolicismo se fazia mais claro ainda, relata Puglisi.

 

A oitava da unidade

 

Mais em

Entre 1907 e 1909, Wattson iniciou o que seria "um de seus maiores apostolados: a oitava pela unidade da Igreja", conta Puglisi. Originalmente sugeriu em 29 de junho como data de início para celebrá-lo, mas após comentá-lo com um amigo inglês, Spencer Jones, optou por começar em 18 de janeiro, dia da Cátedra de São Pedro em Roma; e terminar em 25 de janeiro, dia da conversão de São Paulo. Na primeira edição, mais de dois mil pessoas participaram, católicos e episcopalianos.

 

"Não podíamos imaginar, padre Paul e madre Lurana, que a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos seria logo uma jornada celebrada universalmente pelas maiores Igrejas cristãs", comenta Puglisi.

 

Depois de ter sido criticado pelos anglicanos; que não entendiam seu apoio ao Papa; e por católicos que precisavam que sua posição não podia considerar-se totalmente católica embora a sua clara aparência que apontava a ela, Paul Wattson e Lurana White compreendem em 1909 que sua posição é "absolutamente insustentável", relata Puglisi.

 

"Em maio desse ano o Bispo Frederick Kinsman de Delaware, quem fazia pouco se converteu no inspetor episcopal da Society of Atonement, encontrou-se com o padre Paul e pôde constatar diretamente a fidelidade da comunidade mais à Igreja Católica do que à anglicana. Dois meses depois em uma carta enviada ao padre Paul em 5 de julho de 1909 o Bispo Kinsman provocou o que logo seria a reta final que levaria ao padre Paul e a madre Lurana a aderir-se à Igreja Católica", explica o atual Ministro geral da Society of Atonement.

 

Em 30 de outubro de 1909, "o padre Paul e a madre Lurana, junto a outro irmão e duas irmãs, dois noviços e dez leigos, fizeram sua submissão à Igreja latina. Sua profissão de fé foi acolhida por Dom Joseph Conroy, Vigário General da diocese de Ogdensburg, come representantes pessoal do Arcebispo John Farley", finaliza Puglisi.