Gordon Campbell fez 86 anos na terça-feira (21). Não foi só um feliz aniversário, apesar da dor da sua doença, mas também um dia especial de graça, porque recebeu o batismo e a eucaristia. Foi um desses momentos que mostram que não há idade para abrir a alma a Deus, que não se cansa de chamar cada um dos seus filhos.

Foi o diácono Adolfo Carbajal, da paróquia São João Evangelista de Vancouver, EUA, quem conferiu estes sacramentos a Gordon no Peace Health Hospital, no estado de Washington. A amiga da família, María Kendal, foi a madrinha.

 

Gordon (centro), sua esposa Graciela (direita) e o diácono (esquerda). Cortesia de Adolfo Carbajal.
Gordon (centro), sua esposa Graciela (direita) e o diácono (esquerda). Cortesia de Adolfo Carbajal.

Em poucas palavras e com alguma dificuldade, Gordon disse por telefone à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI: “Estou feliz, me sinto bem”.

Por causa da sua saúde delicada, o novo membro da Igreja Católica também recebeu a unção dos enfermos, e agora “está pronto para, a qualquer momento, juntar-se ao nosso Pai Santo” no céu, diz a sua esposa, Graciela Campbell que em breve fará 71 anos.

Graciela deixou o Peru há mais de 20 anos. Ela conheceu Gordon nos EUA e eles se casaram no civil em 18 de outubro de 2003. Naquele ano, ele começou sua história de conversão.

“De 2003 a 2013 íamos à igreja juntos, nos sentávamos na primeira fila, ele me acompanhava. Éramos membros ativos daquela igreja. Todos sabiam que ele não era católico, mas sempre foi um homem espiritual. Alguns lhe diziam que ele era mais católico do que muitos batizados. Ficava orgulhosa com isso”, disse Graciela à ACI Prensa.

 

Gordon e Graciela Campbell no dia do seu casamento religioso. Cortesía Graciela Campbell.
Gordon e Graciela Campbell no dia do seu casamento religioso. Cortesía Graciela Campbell.

Mas, houve algumas dificuldades naquela igreja e eles deixaram de frequentá-la. O marido decidiu então não voltar a um templo católico, o que fez com que sua conversão demorasse um pouco mais.

Apesar disso, e com a certeza de que foram feitos um para o outro, eles se casaram pela Igreja no Peru no dia 9 de janeiro de 2016. Em todo esse tempo, ela nunca deixou de rezar pela conversão do marido.

Algum tempo depois, e por causa de um acidente vascular cerebral em 2019, Gordon perdeu a memória de longo prazo, mas mesmo com limitações, foi se aproximando cada vez mais do Senhor.

“Agora eu o vejo decaindo muito e vejo que se aproxima o seu último dia. E eu pedia por sua conversão, que ele pedisse ‘quero ser batizado’, porque sendo adulto é assim que deve ser”, disse a mulher.

 

Gordon e Graciela Campbell em seu casamento religioso no Peru. Graciela Campbell.
Gordon e Graciela Campbell em seu casamento religioso no Peru. Graciela Campbell.

“Em outubro íamos comemorar 20 anos juntos e eu queria comemorar também o seu batismo. Perguntei-lhe se queria ser batizado e ele disse que sim, mas não foi possível”.

Com a decisão de Gordon de ser batizado e tendo manifestado claramente o seu desejo, apesar das dificuldades inerentes à sua condição, o batismo foi marcado para o dia 21 de novembro, dia do seu aniversário.

“O padre me ligou e o diácono [Carbajal] veio. Ele o batizou e eu levei as flores, meu buquê de casamento”, disse a mulher em meio a lágrimas de emoção. “Ele também lhe deu a eucaristia e os santos óleos”, acrescentou.

Um grave problema de saúde

Mais em

Embora algumas de suas habilidades estejam diminuídas por causa do AVC, Gordon está consciente e sabe que no batismo foi incorporado à Igreja Católica. No entanto, o problema cardíaco de que sofre colocou os cônjuges numa situação dolorosa e angustiante.

   Gordon e Graciela Campbell. Graciela Campbell.
  Gordon e Graciela Campbell. Graciela Campbell.

"O coração dele só funciona a 50% e ele teve que ser internado várias vezes por falta de oxigênio. Já se passaram quatro anos desde que tudo começou. Por causa de sua situação e de sua idade, é muito arriscado para ele se submeter a uma cirurgia de coração aberto, e é por isso que decidimos não o operar, porque ele poderia ficar lá", disse Graciela à ACI Prensa.

Os médicos decidiram lhe dar alta hoje (23), e ele voltará para casa para receber os cuidados paliativos de que necessita, acompanhado pela mulher que experimenta uma alegria intensa no meio da dor, essa experiência tão cristã e cotidiana de quem se esforça por viver perto do Senhor.

"Um sonho feito realidade"

Apesar de tudo, Graciela olha para o futuro com esperança. “O seu batismo é a realização de um sonho. Eu, sendo católica, queria que ele também pudesse ter esta graça, esta 'vantagem'. Ele tem pouco tempo por causa de sua saúde e queria que, quando partir, também pudesse chegar ao céu”.

Depois de agradecer a todos que rezaram e continuam rezando por Gordon, Graciela disse: “Esta é a história de sua conversão, de sua entrada gloriosa no Reino de Deus”.

“Deus escuta a oração e Deus tem seus tempos”, concluiu.