4 de fevereiro de 2026 Doar
Um serviço da EWTN News

São João Henrique Newman está inscrito no Calendário Romano Geral

Retrato de são João Henrique Newman na fachada da basílica de São Pedro, no Vaticano, em 1º de novembro do ano passado, quando o papa Leão XIV o declarou Doutor da Igreja. | Daniel Ibáñez / EWTN News.

São João Henrique Newman, proclamado Doutor da Igreja pelo papa Leão XIV em novembro do ano passado, foi inscrito no Calendário Romano Geral com memória facultativa em 9 de outubro.

 

Até agora, sua celebração litúrgica se limitava à esfera local, às dioceses que tinham o santo como padroeiro ou às comunidades ligadas à sua espiritualidade. Com o recente decreto promulgado pelo Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos em nome do papa, sua memória vale agora para toda a Igreja, e os sacerdotes de qualquer país podem celebrá-la seguindo os textos litúrgicos comuns.

 

O prefeito do Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, cardeal Arthur Roche, disse em comunicado divulgado ontem (4) que esse gesto visa "apresentar sua figura como um exemplo extraordinário da busca constante pela verdade que ilumina e salva".

 

Memorial universal com textos litúrgicos comuns

 

Em sua mensagem, o cardeal fala sobre os textos litúrgicos e as leituras bíblicas propostas para celebrar a memória de são João Henrique Newman, destacando como cada um reflete aspectos de sua vida e espiritualidade.

 

A coleta “revela-nos a essência da jornada espiritual do santo: Deus o guiou com sua luz suave até conduzi-lo à paz de Sua Igreja”, disse Roche.

 

A primeira leitura, extraída do livro do Eclesiástico, apresenta um homem repleto do espírito de entendimento pela vontade do Senhor, mostrando a sabedoria que caracterizava Newman. O salmo 39 (cf. Sl. 2 e 4ab, 7-10) destaca sua completa docilidade à vontade de Deus, “mesmo em situações adversas”.

A passagem do Evangelho de são Mateus (cf. Mt. 13:47-52) mostra que Newman “tornou-se um discípulo em sua busca pela verdade de Deus”. Graças a isso, ele se tornou um Doutor da Igreja, capaz de “tirar de seu tesouro coisas novas e antigas”.

 

Por fim, na liturgia das Horas, é proposto um trecho do livro Apologia pro Vita Sua, escrito pelo próprio santo, no qual ele narra sua experiência de conversão ao catolicismo.

 

Por fim, o cardeal Roche diz que “suas contribuições de grande relevância teológica e eclesiológica” continuam inspirando a jornada espiritual e intelectual dos fiéis, enquanto “sua busca constante para emergir das sombras e aparências e alcançar a plenitude da verdade permanece um exemplo luminoso para cada discípulo do Ressuscitado”.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar