1 de fevereiro de 2026 Doar
Um serviço da EWTN News

Papa reza por mortos em desabamento de uma mina na República Democrática do Congo

A Praça de São Pedro na oração do Ângelus hoje (1) | Vatican Media

Depois da oração do Ângelus hoje (1), o papa Leão XIV pediu orações pelas “inúmeras vítimas” do desabamento de uma mina no norte de Kivu, na República Democrática do Congo.

Segundo informações da mídia internacional, mais de 200 pessoas morreram na quarta-feira (28) no nordeste da República Democrática do Congo (RDC) no desabamento de uma mina de coltan. O acidente aconteceu na madrugada, depois que chuvas intensas provocaram um deslizamento de terra e o colapso da colina onde ficava uma das minas de Rubaya.

“Asseguro minhas orações pelas numerosas vítimas do desabamento de uma mina no norte de Kivu, na República Democrática do Congo. Que o Senhor sustente este povo que tanto sofre”, disse o papa, referindo-se à tragédia mineira naquela região.

O papa também pediu orações pelos mortos e por aqueles que sofrem devido às tempestades que assolaram Portugal e o sul da Itália, e lembrou as populações de Moçambique afetadas pelas inundações.

Vítimas de ações armadas que “violam a moral e o direito”

Em seu discurso da varanda do Palácio Apostólico, o papa lembrou que, hoje, 1º de fevereiro, a Itália comemora o “Dia Nacional das Vítimas Civis de Guerras e Conflitos no Mundo”.

Leão XIV lamentou que todos os dias “se registrem vítimas civis de ações armadas que violam a moral e o direito” e destacou que “os mortos e feridos de ontem e de hoje serão verdadeiramente honrados quando se pôr fim a esta intolerável injustiça”.

Jogos de Inverno

O papa também fez referência aos próximos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno em Milão-Cortina, desejando sucesso aos organizadores e a todos os atletas.

“Esses grandes eventos esportivos constituem uma forte mensagem de fraternidade e reavivam a esperança em um mundo em paz”, disse, lembrando o significado da trégua olímpica e fazendo um apelo aos líderes para que aproveitem a ocasião para gestos concretos de distensão e diálogo.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar