23 de janeiro de 2026 Doar
Um serviço da EWTN News

Patriarca de Lisboa convoca cada um a votar segundo própria consciência nas eleições presidenciais

Dom Rui Valério | Agência Ecclesia

Os portugueses foram às urnas no domingo (18) para escolher o próximo presidente do país. A votação seguiu para segundo turno, previsto para o dia 8 de fevereiro, com a disputa entre António José Seguro, do Partido Socialista, e André Ventura, líder do partido de direita Chega.

O patriarca de Lisboa, dom Rui Valério, defendeu ontem (22) que, ao contrário de outros países em que bispos assumem posições políticas, cada eleitor deve decidir após analisar programas e propostas dos candidatos.

“Nós aqui em Portugal temos uma outra tradição: a César o que é de César, a Deus o que é de Deus. Aquilo que nós solicitamos e desafiamos e convocamos os cidadãos é que, mediante o acompanhamento e a análise que fazem da realidade dos programas e das propostas que são feitas, cada um tem que decidir segundo a sua consciência”, disse dom Rui Valério à Rádio Renascença, ontem ao final da missa da solenidade de são Vicente, na catedral de Lisboa.

“Foi uma escolha dos portugueses. Somos um país de democracia solidificada, um país livre, em que cada cidadão que foi às urnas fez a sua escolha e nós temos apenas que constatar que foi um ato eleitoral celebrado e desenvolvimento na mais total e absoluta liberdade de cada um”, disse.

“Na cabine de voto”, acrescentou o patriarca, “em última análise existe a pessoa e a sua consciência e eu estou em crer que foi isso que presidiu a escolha de cada cidadão”.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar