21 de janeiro de 2026 Doar
Um serviço da EWTN News

Em Cristo, Deus nos comunica “nossa verdadeira identidade”, diz Leão XIV

Papa Leão XIV profere sua catequese na audiência geral de hoje (21). | Vatican Media

O papa Leão XIV disse hoje (21) que a grandeza da Encarnação não pode reduzir Cristo a um simples transmissor de “verdades abstratas”, mas implica a plena assunção da condição humana pelo Filho de Deus.

Para conhecer verdadeiramente a Deus em Cristo, disse o papa na audiência geral, é necessário abraçar a Sua “humanidade integral”, inclusive o Seu “corpo real”, através do qual Ele “partilha uma história e nos chama à comunhão mútua”.

“A verdade de Deus não é plenamente revelada quando algo é retirado do humano, assim como a integridade da humanidade de Jesus não diminui a plenitude do dom divino”, disse Leão XIV.

O papa prosseguiu, assim, com o ciclo de catequese dedicado à constituição dogmática Dei verbum, do concílio Vaticano II, centrada na revelação divina.

Ele disse que a fé cristã não se baseia num conjunto de ideias abstratas, mas no "encontro histórico e pessoal, no qual o próprio Deus se entrega e se faz presente".

Em Cristo, disse Leão XIV, Deus não só comunicou a Si mesmo, mas “nos revelou nossa verdadeira identidade como filhos, criados à imagem do Verbo”.

A “certeza” de que nada pode separar o homem do amor de Deus.

O papa disse que esse fato reforça a “certeza” de que nada pode separar o homem do amor de Deus. “Graças a Jesus, o cristão conhece Deus Pai e entrega-se a Ele com confiança”, disse ele.

Leão XIV disse que Jesus “nos revela o Pai envolvendo-nos na reciprocidade da sua própria relação com Ele”.

“Jesus Cristo é o lugar onde reconhecemos a verdade de Deus Pai, enquanto nos descobrimos conhecidos por Ele como filhos no Filho, chamados ao mesmo destino de vida abundante”, disse o papa.

Leão XIV disse que o que salva e chama à fé é o Senhor "que Se encarna, nasce, cura, ensina, sofre, morre, ressuscita e permanece entre nós".

Dirigindo-se a fiéis reunidos na Aula Paulo VI, no Vaticano, o papa disse que a revelação divina ocorre num diálogo de aliança, no qual Deus se dirige ao homem como um amigo.

“A verdade íntima sobre a salvação humana nos é revelada por meio de Cristo, que é ao mesmo tempo o Mediador e a plenitude de toda a revelação”, disse o Leão XIV, citando a Dei verbum.

Sobre isso, Leão XIV citou a passagem do Evangelho de são Lucas em que Jesus, movido pelo Espírito Santo, bendiz o Pai por revelar os Seus mistérios às crianças. "Graças a Jesus, conhecemos a Deus do mesmo modo que somos conhecidos por Ele", disse o papa.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar