14 de dezembro de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

Diocese nos EUA estende acesso à missa tradicional

O bispo de Cleveland, Ohio, EUA, Edward Malesic, no First Friday Club de Cleveland em 10 de fevereiro de 2022. | Diocese de Cleveland

A diocese de Cleveland informou que a Santa Sé deu permissão para a celebração da missa tradicional em latim anterior à reforma do Concílio Vaticano II em duas igrejas diocesanas por mais dois anos.

Em ambas as paróquias, padres diocesanos celebram as missas, em vez dos padres da Fraternidade Sacerdotal de São Pedro ou do Instituto Cristo Rei Sumo Sacerdote, instituições dedicadas à liturgia tradicional.

Num e-mail à CNA, agência em inglês da EWTN, Nancy Fishburn, diretora executiva de comunicações da diocese de Cleveland, disse: “A Santa Sé concedeu uma extensão de dois anos de permissão para as duas celebrações diocesanas restantes da missa em latim na diocese de Cleveland”.

O motu proprio Traditionis custodes, publicado pelo papa Francisco em 2021, restringiu o uso da Missa pré-concílio Vaticano II, exigindo a aprovação da Santa Sé para sua celebração nas igrejas paroquiais, colocando a supervisão diretamente sob a Santa Sé.

A extensão da missa tradicional em latim em Cleveland ocorre mesmo com outras dioceses americanas decidindo pelo cancelamento.

Na diocese de Knoxville, Tennessee, na semana passada, o bispo Mark Beckman informou à comunidade da missa tradicional em latim numa carta de 14 de outubro que "até 1º de janeiro de 2026, todas as missas em latim na diocese serão celebradas usando o missal romano de 2002, garantindo a consistência com os livros litúrgicos aprovados pela Igreja, preservando ao mesmo tempo a beleza e a reverência que vocês prezam".

Beckman escreveu que consultou os três pastores da diocese que atualmente celebram a missa tradicional em latim, dizendo aos paroquianos que a transição do rito extraordinário estava "sendo conduzida com a máxima sensibilidade e cuidado pastoral, honrando tanto sua devoção à sagrada liturgia quanto à tradição viva da Igreja".

Na diocese de Charlotte, Carolina do Norte, o bispo Michael Martin disse no mês passado que a missa tradicional em latim deixaria de ser celebrada em quatro paróquias e só seria permitida numa capela a partir de 2 de outubro.

Brian Williams, líder da comunidade da missa tradicional em latim em Charlotte, falou com a CNA no mês passado.

"Por que ir à missa em latim é algo ruim?”, disse ele. “Não é diferente do ordinariato, ou do rito bizantino, ou de qualquer outro rito católico".

Williams disse que ele e outros membros da comunidade da missa tradicional em latim ainda estão esperançosos de que o pontificado do papa Leão XIV seja mais acolhedor para a missa tradicional em latim e que as coisas podem mudar, citando uma publicação na rede social X em 29 de setembro mostrando um padre na capela de são Miguel na basílica de São Pedro, no Vaticano, celebrando a missa no rito extraordinário, assim como a recente concessão de uma isenção às restrições impostas pela Traditionis custodes na diocese de San Angelo, no Texas, a primeira isenção concedida no pontificado do papa Leão XIV.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar