5 de dezembro de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

Leão XIV envia 5 mil doses de antibióticos para a Faixa de Gaza

Criança em pé sobre escombros na Faixa de Gaza. | Cáritas Jerusalém

O papa Leão XIV enviou 5 mil doses de antibióticos para a Faixa de Gaza graças à reabertura das passagens de fronteira graças ao cessar-fogo entre ao grupo radical islâmico Hamas e Israel.

Segundo o Vatican News, serviço de informações da Santa Sé, o envio dos medicamentos começou esta semana, depois do cessar-fogo e do início da primeira fase do plano do presidente dos EUA, Donald Trump, que entrou em vigor na última sexta-feira (10) depois da retirada de tropas israelenses das cidades da Faixa de Gaza e a libertação de reféns mantidos pelo grupo terrorista islâmico Hamas, que controla Gaza, em troca de prisioneiros palestinos.

Israel permite atualmente a entrada de até 600 caminhões de ajuda humanitária por dia, operados pela Organização das Nações Unidas, organizações internacionais autorizadas, atores do setor privado e países doadores. Só no domingo (12), cerca de 170 caminhões carregados com ajuda humanitária cruzaram a fronteira para Gaza, segundo a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Próximo (UNRWA, na sigla em inglês).

 

 

 

 

Mulheres e crianças na Faixa de Gaza. Cáritas Jerusalém

 

 

Esmolaria Apostólica: o braço humanitário do papa

O envio de medicamentos foi coordenado pela Esmolaria Apostólica, órgão da Santa Sé encarregado de fazer obras de caridade para os pobres e necessitados em nome do papa, dirigido pelo cardeal Konrad Krajewski.

“Estamos dando seguimento concreto às palavras contidas na exortação Apostólica Dilexi te, dedicada aos pobres”, disse o cardeal Krajewski ao Vatican News. “É necessário passar das palavras aos atos, para prestar verdadeira atenção aos necessitados”.

Nos dias seguintes ao cessar-fogo, a Cáritas Jerusalém enviou equipes médicas a Gaza para entregar 10 mil mamadeiras de fórmula infantil para famílias com recém-nascidos e crianças pequenas que foram privadas de nutrição básica nos meses de conflito.

A distribuição foi feita por meio da rede de centros médicos da Cáritas em Gaza, garantindo que a ajuda chegasse às comunidades mais vulneráveis ​​de forma rápida e segura, disse a organização católica.

 

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar