5 de dezembro de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

Leão XIV exorta a adaptar o anúncio do Evangelho às linguagens de nosso tempo

O papa Leão XIV recebeu hoje (2) no Vaticano o capítulo geral das Filhas de São Paulo, congregação religiosa fundada pelo beato Tiago Alberione em 1915. | Vatican Media

O papa Leão XIV exortou os fiéis a adaptar o anúncio do Evangelho às linguagens “do nosso tempo” e pediu aos fiéis para “acolher as perguntas e as inquietações suscitadas pela vida real”.

“Se o anúncio do Evangelho continua sendo o centro da missão, também é verdade que não se trata de comunicar informações genéricas ou verdades abstratas, mas de entrar na história concreta, de acolher as perguntas e as inquietações suscitadas pela vida real, falar as linguagens das mulheres e dos homens do nosso tempo”, disse Leão XIV.

O papa fez essas reflexões ao receber no Vaticano o capítulo geral das Filhas de São Paulo, congregação religiosa fundada pelo beato Tiago Alberione em 1915. Também conhecidas como paulinas, essas mulheres consagradas se dedicam à evangelização por meio da mídia.

Leão XIV disse que, diante dos desafios de "garantir que todos possam conhecer e seguir o Senhor", é preciso continuar buscando "caminhos, instrumentos e linguagens" para a evangelização.

“Isso precisa ser renovado e revigorado, para que a paixão evangélica que as anima possa encontrar a melhor expressão”, disse o papa.

O tema escolhido para o capítulo geral pelas Filhas de São Paulo é Impulsionadas pelo Espírito, à escuta da humanidade de hoje, comunicamos o Evangelho da esperança.

Leão XIV recomendou duas atitudes para viver isso “com renovado entusiasmo”. Por um lado, olhar para o alto e, por outro, mergulhar em si mesmo.

O papa alerta contra atitudes de “autossuficiência”

Leão XIV falou sobre a base para ser “impulsionado pelo Espírito Santo” e para ser protegido de atitudes de “autossuficiência”.

"O empenho pessoal, os carismas que colocamos em circulação, o zelo do apostolado e os instrumentos que utilizamos nunca devem fazer-nos cair na ilusão e na presunção da autossuficiência", disse o papa.

A segunda atitude que ele recomendou para buscar novos caminhos para comunicar a fé é mergulhar na história, é “a escuta da humanidade de hoje”.

"Trata-se de habitar a cultura de hoje e se incorporar na vida real das pessoas que você conhece", disse o papa Leão XIV.

O papa disse que o serviço que as paulinas oferecem à Igreja e ao mundo, trabalhando na produção editorial, no mundo digital, na gestão de livrarias, em projetos de rádio e televisão e na animação bíblica, é “precioso".

Treinamento de alta qualidade

“Sei que os esforços para levar adiante essas múltiplas atividades às vezes são pesados, sobretudo porque as complexas situações atuais exigem uma formação profissional de alta qualidade que, infelizmente, às vezes se choca com o fato de que as forças, pessoais e materiais, são escassas. Mas não nos deixemos desanimar! Por isso, convido vocês a refletirem sobre como manter o carisma vivo, mesmo que isso exija decisões corajosas e desafiadoras”, disse Leão XIV.

Por isso, o papa pediu um "discernimento atento" sobre as obras relacionadas ao apostolado e a necessidade de renová-las com uma "visão equilibrada" que mantenha a riqueza da história passada "unida" aos recursos e dons atuais.

“A comunhão gerada por essa perspectiva ajudará, sem dúvida, a superar o risco de divisão entre a vida e o apostolado”, disse Leão XIV.

Não tenhais medo do “inverno cultural e eclesial”

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

O papa pediu que garantissem que não houvesse separação "e entre o que pregamos e o nosso cotidiano" e citou palavras de encorajamento que o papa Francisco disse sobre a falta de vocações.

“Neste inverno cultural e eclesial que vivemos, não tenham medo de arriscar e continuem o caminho com um olhar contemplativo e empático para com os homens e mulheres do nosso tempo, famintos da Boa Nova do Evangelho”, disse Leão XIV, citando o discurso feito pelo papa argentino em 2019.

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar