Sep 30, 2025 / 11:29 am
Vários bispos nos EUA ofereceram orações por causa de um ataque a tiros contra uma capela da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em Grand Blanc, Michigan, EUA, no último domingo (28). Um atirador matou quatro pessoas, feriu oito e incendiou o prédio. O incidente ocorreu pouco antes das 10h30, num culto dominical com centenas de pessoas presentes.
Thomas Jacob Sanford, de 40 anos de idade, de Burton, Michigan, dirigiu sua caminhonete contra a entrada da capela, entrou com um rifle de assalto e começou a atirar. Testemunhas dizem que Sanford gritou insultos contra os mórmons, como são conhecidos os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Em seguida ateou fogo na igreja com um líquido inflamável.
A polícia do município de Grand Blanc chegou um minuto depois de ligações para serviços de emergência. No tiroteio com os policiais, Sanford foi morto. Bombeiros apagaram o incêndio, mas a capela foi destruída.
Entre as vítimas estão dois adultos e uma criança encontrados nos escombros, além de uma pessoa que morreu devido a ferimentos de bala no hospital. Outras oito pessoas ficaram feridas, cinco com ferimentos a bala e três por inalação de fumaça.
O arcebispo de St.Paul-Minneapolis, Bernard Hebda, prometeu orações pela comunidade mórmon, dizendo que a igreja mórmon recentemente "estendeu suas sinceras condolências e orações aos fiéis desta arquidiocese", referindo-se ao tiroteio do mês passado na igreja católica da Anunciação em Minneapolis, em que duas crianças estudantes foram mortas e cerca de 20 pessoas ficaram feridas.
"Por favor, unam-se a mim em oração por eles e pelo fim da violência sem sentido em todo o mundo", disse Hebda.
Numa declaração separada, o bispo de Lansing, Earl A. Boyea, também ofereceu orações pelos mortos na igreja, ao mesmo tempo em que "garantiu aos que choram e aos que estão feridos consolo e apoio".
"Qualquer local de culto deve ser um santuário de paz", disse também Boyea. "A violação de tal refúgio, especialmente numa manhã de domingo, torna o ato de violência em massa de ontem ainda mais chocante. Elogio os socorristas por auxiliarem heroicamente no local e por trabalharem para proteger outros locais de culto".
"Por fim, lembremo-nos de que Jesus Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida", disse ele. "Portanto, neste momento de tragédia, aproximemo-nos todos de Jesus, Príncipe da Paz".
O arcebispo de Detroit, Edward J. Weisenburger, disse estar "de coração partido" pela violência armada e pelo incêndio criminoso em Grand Blanc. "Neste momento de imensa tristeza, peço que nos solidarizemos com as vítimas, suas famílias e com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias", disse Weisenburger.
"Numa era marcada por hostilidades e divisões, vamos todos nos unir em fé e compaixão, defendendo o direito fundamental de adorar livremente e sem medo”, disse o arcebispo. “Que o infinito amor e a misericórdia de Deus nos envolvam e curem a todos".
O bispo de Grand Rapids, Michigan, David J. Walkowiak, também disse estar triste devido ao ataque, dizendo: “Ninguém deve temer por sua segurança enquanto se reúne para adorar. A possibilidade de orar, reunir-se pacificamente e expressar sua fé não é só um direito constitucional, mas uma necessidade moral para uma sociedade compassiva. Minhas orações estão com as vítimas, suas famílias e toda a comunidade dos Santos dos Últimos Dias enquanto eles sofrem e buscam cura diante dessa violência sem sentido”.
O bispo de Arlington, Virgínia, Michael Burbidge, rezou por cura em outra publicação, dizendo: “Que possamos nos unir em oração por aqueles que perderam suas vidas na trágica violência na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em Grand Blanc Township, Michigan. Oramos por seu descanso eterno, pelo conforto de suas famílias e pela cura e paz para toda a comunidade”.
O ataque ocorreu um dia depois da morte de Russell M. Nelson, presidente da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, no último sábado (27), aos 101 anos de idade, em Salt Lake City, Utah.
O presidente dos EUA, Donald Trump, falou sobre o incidente numa publicação na rede Truth Social, dizendo: “Esse parece ser mais um ataque direcionado a cristãos nos Estados Unidos da América. O governo Trump manterá o público informado, como sempre fazemos. Enquanto isso, ORE pelas vítimas e suas famílias. ESSA EPIDEMIA DE VIOLÊNCIA EM NOSSO PAÍS DEVE ACABAR, IMEDIATAMENTE!”
O vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, também falou sobre o ataque nas redes sociais: “Uma situação simplesmente terrível em Michigan. O FBI está no local e todo o governo está monitorando a situação. Rezem pelas vítimas e pelos socorristas”.
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias também emitiu uma declaração expressando pesar e gratidão pelo apoio: “Somos profundamente gratos pelas orações e pela preocupação de tantas pessoas ao redor do mundo. Em momentos de tristeza e incerteza, encontramos força e conforto por meio da nossa fé em Jesus Cristo. Os locais de culto devem ser santuários de pacificação, oração e conexão. Oramos pela paz e pela cura para todos os envolvidos”;
A governadora de Michigan, Gretchen Whitmer, ordenou o arriamento de bandeiras em todo o Estado, descrevendo o incidente como "violência inaceitável num santuário" e prometendo apoio à investigação. As escolas da região de Grand Blanc, tanto católicas quanto públicas, fecharam ontem (29).
O Federal Bureau of Investigations (FBI), a polícia federal americana, com o apoio da Agência de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos dos EUA (ATF) e da Polícia Estadual de Michigan, está investigando o ataque como violência direcionada. Três artefatos não detonados foram encontrados no local. Sanford, ex-fuzileiro naval e motorista de caminhão, não tinha vínculos conhecidos com a igreja, mas expressou opiniões contrárias à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, segundo vizinhos. Suas redes sociais incluíam publicações sobre "enganos" religiosos. O FBI está investigando suas motivações.
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar