5 de dezembro de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

Itália se mobiliza para tornar festa de são Francisco de Assis feriado nacional

Um afresco do século XIII de são Francisco de Assis, do pintor florentino Cimabue, uma das primeiras representações do santo, na igreja inferior da basílica de São Francisco de Assis, em Assis, Itália. | Jacob Stein/Crux Stationalis

O Parlamento da Itália deu um passo importante esta semana para tornar a festa de são Francisco de Assis, em 4 de outubro, um feriado nacional.

A Câmara dos Deputados, a câmara baixa do parlamento italiano, votou ontem (23) pela aprovação do projeto de lei, com 247 votos a favor e dois contra. Oito pessoas se abstiveram.

A expectativa é de que o projeto de lei seja aprovado, mas ele primeiro precisa ser votado na outra casa do parlamento italiano, o Senado. Ainda não há data definida para a votação no Senado da República Italiana sobre a iniciativa bipartidária apresentada pelo partido de centro-direita Noi Moderati (Nós, os Moderados).

São Francisco é o santo padroeiro da Itália, e sua festa foi celebrada como feriado nacional pelo país até 1977. O ano que vem será um ano significativo de celebração, pois marcará o 800º aniversário da morte de são Francisco em 1226.

Lorenzo Fontana, presidente da Câmara dos Deputados, disse: “Estou muito feliz que a câmara tenha dado sinal verde inicial para essa proposta: redescobrir são Francisco também significa reviver sua mensagem de paz, que é mais atual do que nunca.

Atualmente, a Itália tem 12 feriados nacionais de trabalho no calendário, dos quais oito são baseados exclusivamente em dias de festas religiosas, como: Epifania em 6 de janeiro, Segunda-feira de Páscoa, Assunção de Nossa Senhora em 15 de agosto, Dia de Todos os Santos em 1º de novembro, Imaculada Conceição de Nossa Senhora em 8 de dezembro, Dia de Natal em 25 de dezembro e a festa de santo Estêvão Mártir em 26 de dezembro.

O oitavo feriado religioso varia de cidade para cidade, pois é a festa do padroeiro do lugar. A solenidade de são Pedro e são Paulo, em 29 de junho, é feriado em Roma, pois eles são os santos padroeiros da cidade.

Os outros quatro feriados nacionais são 1º de janeiro, Dia de Ano Novo (também a solenidade de Nossa Senhora, Mãe de Deus); 25 de abril, a celebração da libertação da Itália do nazifascismo em 1945; 1º de maio, Dia do Trabalho (também a festa de são José Operário); e 2 de junho, feriado que marca o nascimento da república italiana em 1946.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar