5 de dezembro de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

Quatro religiosas carmelitas e motorista morrem em acidente na Tanzânia

Quatro Irmãs Missionárias de Santa Teresa do Menino Jesus (MCST) na Tanzânia morreram em um acidente de trânsito na arquidiocese de Mwanza em 15 de setembro de 2025. | Crédito: Suore Carmelitane Missionarie Italia Malta Romênia.

Quatro religiosas das Irmãs Carmelitas Missionárias de Santa Teresa do Menino Jesus (MCST) e o motorista que as acompanhava morreram em um acidente de carro ocorrido na segunda-feira (15), nas proximidades da cidade de Mwanza, na Tanzânia.

São elas: Irmã Lilian Gladson Kapongo, 55 anos, natural da Tanzânia, superiora-geral, que por vários anos esteve em Santa Marinella, em Roma, a casa-mãe da congregação; irmã Maria Nerina de Simone, 63 anos, conselheira e secretária-geral; irmã Damaris Matheka, 51 anos, conselheira da província religiosa da África Oriental; e irmã Stellamaris Muthini, 48 anos, ambas quenianas.

O motorista do carro também morreu e a irmã Paulina Crisante Mipata sobreviveu e foi levada às pressas para o Hospital Bugando, onde está em estado grave.

Em um comunicado divulgado ontem (16) e publicado pela ACI África, agência da EWTN no continente africano, o arcebispo de Mwanza, Renatus Leonard Nkwande, confirmou a morte das quatro freiras "que serviam na Escola Secundária Feminina de Bukumbi, juntamente com seu motorista".

Em sua mensagem, o bispo Nkwande, em nome de toda a diocese de Kahama, manifestou a sua "profunda tristeza" pela tragédia.

"Às 23h, recebemos a notícia da morte de nossas queridas quatro irmãs e seu motorista. Elas se envolveram em um acidente ao colidir com um caminhão em Mwanza, enquanto se dirigiam ao aeroporto para sua viagem a Dar es Salaam naquela noite", disse ele.

"Elas começaram sua viagem de Kahama para Mwanza, parando na casa do bispo para se despedir”, diz o comunicado. “Esta noite, enquanto viajavam de sua comunidade em Bukumbi-Mwanza para o aeroporto, sofreram um acidente e perderam a vida".

O arcebispo pediu orações pela freira que luta pela vida no hospital, bem como por toda a congregação e pelas famílias enlutadas.

"Neste momento de luto e dor, rezemos e consolemos a comunidade de irmãs desta congregação em Ngaya”, disse. “Esta é realmente uma perda muito grande para elas e para todos nós".

Província no Brasil publica nota de pesar

A congregação das Irmãs Carmelitas Missionárias de Santa Teresa do Menino Jesus está presente em 11 cidades no Brasil. A província da congregação manifestou em suas redes sociais o pesar pelo acidente e disse que “com o coração entristecido, mas cheio de esperança, confiamos nossas irmãs à infinita bondade e misericórdia de Deus, certos de que hoje participam da glória eterna, após o fiel cumprimento de sua missão terrena”.

“Permaneçamos todas unidas neste momento de dor, mas também de fé, como uma só família carmelita missionária”, continua a nota. “Que o testemunho de nossas irmãs continue a iluminar o caminho de nossa missão: ‘Missionárias até a consumação dos séculos’”.

O pesar da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB)

“Essas irmãs, que entregaram a vida à causa do Evangelho, partiram ao encontro do Senhor no coração da missão, testemunhando até o fim a radicalidade de sua congregação”, diz a nota publicada pela presidente da CRB, irmã Maria do Disterro Rocha Santos. “Sua dedicação generosa à Igreja, aos mais pobres e à vida religiosa missionária é um legado que permanecerá vivo e fecundo”.

A CRB diz rezar para que o “Espírito Santo console a Congregação e fortaleça sua vocação de ser sinal de esperança em meio à dor”, também ofereceu orações pela recuperação da saúde da irmã Paulina.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar