5 de dezembro de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

Leão XIV telefona para pároco de Gaza preocupado com ofensiva israelense

Fachada da igreja em Gaza depois do ataque israelense em meados de julho. | Crédito: Cáritas Israel.

O papa Leão XIV telefonou hoje (16) para o pároco de Gaza, padre Gabriel Romanelli, que foi ferido em meados de julho em um bombardeio israelense que atingiu a igreja e matou três pessoas. O papa acompanha a situação de conflito que transformou o edifício paroquial, a única igreja católica na Faixa de Gaza, que inclui uma escola, um convento, um centro multiuso e um prédio para as Missionárias da Caridade em abrigo improvisado para mais de 400 deslocados.

Em outubro de 2023 , o grupo terrorista islâmico patrocinado pelo Irã Hamas, que controla a Faixa de Gaza, invadiu Israel, matou cerca de 1,2 mil civis e sequestrou centenas de outros israelenses, alguns dos quais foram mortos e outros continuam em cativeiro. Desde então, as Forças de Defesa de Israel atuam contra o grupo na Faixa de Gaza.

"Esta manhã, de Castel Gandolfo, o papa conversou por telefone com o pároco de Gaza, padre Gabriel Romanelli, que o informou sobre a situação", disse o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.

O padre contou que "a paróquia continua a ajudar as cerca de 450 pessoas ali refugiadas e também a quem os procura, distribuindo alimentos e água e mantendo em funcionamento a farmácia interna".

“Prossegue ainda a atividade do oratório com as crianças e adolescentes e a assistência aos idosos e doentes, não obstante a intensificação do conflito”, disse o padre Romanelli durante na conversa com o papa.

O papa Leão XIV “manifestou a sua preocupação pelo que está acontecendo e garantiu a padre Gabriel, e a todos os que se dirigem à paróquia, a sua proximidade e a sua oração”, disse Bruni.

Desde o início da manhã de hoje, o exército israelense vem fazendo intensos bombardeios contra Gaza, lançados por caças, drones e tanques, segundo a rede de comunicação do Reino Unido BBC.

Por meio de suas contas no X e no Instagram, o padre Romanelli publicou ontem (15) um vídeo no qual os bombardeios podem ser ouvidos enquanto uma liturgia era celebrada na paróquia.

Há apenas dois meses, um projétil atingiu o prédio, caindo diretamente no telhado. Três pessoas morreram em consequência do ataque: Saad Issa Kostandi Salameh, de 60 anos, que era o gerente de manutenção da paróquia e estava no pátio no momento da explosão; Foumia Issa Latif Ayyad, de 84 anos, e Najwa Abu Daoud, de 70 anos, que estavam recebendo atendimento psicológico na tenda do projeto de apoio psicossocial da Cáritas.

Esta não é a primeira vez que Leão XIV telefona para o pároco de Gaza, um costume herdado do papa Francisco e que ele cumpria todas as noites até poucos dias antes de sua morte. Em 10 de setembro, o padre Romanelli disse em seu canal no YouTube que recebeu uma nova ligação do papa Leão XIV, que manifestou sua proximidade e enviou sua bênção a toda a comunidade.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar