Sep 9, 2025 / 16:14 pm
Um mosaico de mil peças retratando são Carlo Acutis feito de soldadinhos de brinquedo, pokémons, cadarços e outros objetos está sendo exibido em Roma.
O artista Johnny Vrba criou um retrato do santo a partir de itens reconhecíveis que contassem visualmente sua história. Vrba agora criou e apresentou dois retratos de Acutis para ajudar jovens fiéis a aprenderem sobre o primeiro santo millennial.
“Cada boneco, cada brinquedo, cada objeto colado na peça tem um significado e um propósito”, disse Vrba à CNA, agência em inglês da EWTN. “Tudo está ali por um motivo. Cada um deles é numerado, como diz a Escritura: Ele não só os contou, mas também nos contou. Ele contou os cabelos da nossa cabeça” (cf. Lc 12,7).
Um santo comum, mas extraordinário
Em 2020, Vrba estava numa viagem de estudos para Xangai, China, quando o vírus da covid-19 eclodiu. "A viagem não saiu como planejado, mas naquele período de incertezas, eu realmente conheci o Senhor pela primeira vez de um modo realmente poderoso", disse o artista que foi criado como católico.
Depois da experiência, Vrba se envolveu com o trabalho missionário, estudou e, paralelamente, se dedicou à arte. Ele sempre gostou de pintar e construir pequenos brinquedos e pensou: "Será que existe uma maneira de combinar desenho, pintura e esse componente escultural?"
Vrba uniu fé e arte para criar dois retratos de Jesus com a Coroa de Espinhos. Um deles é feito de rolhas de vinho para representar o milagre de Jesus em Caná, e o outro é feito de soldadinhos de chumbo. Então, um amigo de Vrba lhe contou sobre Acutis, o que inspirou os próximos passos do jovem artista.
“Eu nunca tinha ouvido falar de Carlo Acutis”, disse Vrba. “Ele estava completamente fora do meu radar. Então, pesquisei sobre ele e pensei: Ele tem algumas coisas muito parecidas com a minha história e sincronicidades. Como trazer os pais dele para a fé e levá-los à missa. Depois, me interessar por tecnologia, cinema e animais, como seus cães e gatos. Ele é um santo tão comum, mas extraordinário”.
"Comecei a sonhar com a aparência de uma peça", disse Vrba. Ele decidiu que sua próxima escultura seria uma imagem de Acutis feita de brinquedos, porque "Carlo teria brincado com controles de videogame e jogado Pokémon e Mario".
Primeiro Santo Millennial
Criar o mosaico não foi uma tarefa simples. Vrba teve que encontrar milhares de soldadinhos e brinquedos de qualidade, pintá-los e colá-los meticulosamente no lugar. O resultado foi o mosaico de 20 kg chamado O Primeiro Santo Millennial.
“Cada brinquedo tem um significado e um propósito”, disse Vrba. Muitos dos soldados estão virados para uma figura da crucificação, representando “a cultura da morte”. São “figuras flácidas, sem graça, coloridas, cinzas, brancas e pretas, todas apontando para a cruz — apontando para Jesus”, disse o artista.
Há também soldados coloridos que estão “voltados para o exterior, evangelizando e cheios da alegria do Evangelho”. As 163 figuras coloridas representam cristãos que lutam contra a cultura da morte e também os 163 milagres eucarísticos que Acutis documentou em seu site.
A escultura também tem dezenas de ovos de Páscoa escondidos que os espectadores podem não notar, como um golfinho e vários personagens de Pokémon, que lembram o animal e o jogo favoritos de Acutis. O fundo é um campo de futebol para representar seu amor pelo esporte.
As pessoas realmente gravitam em torno da configuração da mesa de computador. Ela tem um saxofone, a Bíblia, um mapa-múndi, um refrigerante e seus cachorros e gatos ao redor, onde ele teria trabalhado em sua pequena estação. Combina perfeitamente com a peça, sendo imperceptível, mas quando alguém vira a cabeça para o lado, consegue vê-la.
"Então, ambos os milagres são incorporados", disse Vrba. O milagre de Mattheus, menino brasileiro que foi curado de um defeito congênito que lhe causava dificuldade para comer, é representado com pequenas figuras de bife e batata frita, pois foi a primeira refeição que ele conseguiu consumir depois que sua mãe pediu a Acutis que intercedesse por seu filho.
A escultura tem uma bicicleta para representar o milagre que salvou Valeria Valverde, jovem costarriquenha que sofreu um grave ferimento na cabeça num acidente de bicicleta em Florença, Itália. A bicicleta de brinquedo é "colocada na cabeça de Carlo, onde ela rachou a cabeça e sofreu uma hemorragia cerebral". Depois que a mãe dela rezou no túmulo de Acutis, ela se recuperou completamente.
Missão que vai além da arte
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Vrba criou o mosaico original para a mãe de Acutis, que ele planejava presentear num encontro na canonização de Acutis, anteriormente prevista para abril. Com o adiamento devido à morte do papa Francisco, o encontro foi cancelado. Como a peça já havia sido enviada para a Itália, Vrba decidiu levá-la à igreja onde Acutis está sepultado em Assis.
A escultura viajou pela cidade, onde Vrba a mostrou a peregrinos e a colocou em locais onde o próprio Acutis costumava ficar. Depois de ganhar força em sua jornada, foi adquirida e colocada no centro juvenil da Santa Sé.
Em Assis, Vrba também conheceu vários fiéis da paróquia São Carlo Acutis, em Chicago — a única igreja nos EUA com o nome de Acutis. Um paroquiano encomendou uma réplica da peça criada por Vrba, com ainda mais detalhes do que a original.
Inspirado pela citação de Acutis: "Todos nascemos originais, mas muitos de nós morremos fotocópias", Vrba diz que cada obra de arte, mesmo as réplicas, são diferentes. "Quero tornar cada peça única, porque cada pessoa é única”, diz o artista. “Morra como um original, não como uma fotocópia".
Vrba apresentou o projeto original no Jubileu da Juventude e a réplica às crianças da paróquia de São Carlo Acutis. Quando as crianças veem a escultura, Vrba se encanta, pois percebem que "cada figura na peça tem uma missão especial, e cada um de nós na Igreja [tem] uma missão especial”.
“Somos feitos para um propósito”, diz ele. “Somos a alma da Igreja".
“Quero fazer arte que as pessoas não só olhem, mas que olhem para dentro”, diz Vrba. “E a maior alegria da minha vida é quando as crianças se aproximam e conseguem tocar em coisas, apertar botões, colocar as mãos nelas e interagir com elas. Adoro vê-las olhar para dentro delas”.
Vrba está atualmente trabalhando em quatro peças que serão exibidas na Miami Art Week (Semana de Arte de Miami) em dezembro, como retratos do papa são João Paulo II e do recém-canonizado são Pier Giorgio Frassati. A arte de Vrba será uma das poucas, senão a única, peça religiosa na exposição, predominantemente secular.
“Então, o objetivo seria usar essas peças em paróquias escolares, paróquias independentes, igrejas e quaisquer missões católicas para pregar a vida dos santos.” Ele disse também: “A missão é falar e evangelizar e, especialmente, convencer o chamado universal à santidade de um modo artístico usando utensílios domésticos e brinquedos comuns que as pessoas reconhecem”.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar