Sep 1, 2025 / 15:37 pm
A arquidiocese de Paderborn, Alemanha, inaugurou um novo projeto de formação no último fim de semana: no chamado Leocampus, os candidatos ao sacerdócio poderão conviver com estudantes de teologia, homens e mulheres, e com jovens adultos que estão fazendo um ano de orientação cristã.
Os responsáveis apresentam o modelo como uma resposta à queda do número de vocações.
O tradicional Leokonvikt, fundado em 1895 em memória do papa Leão XIII, já teve cerca de 150 estudantes em preparação para o sacerdócio. Hoje, a comunidade do seminário de Paderborn conta com só 13 candidatos ao sacerdócio.
Stefan Kendzorra, diretor do seminário, falou ao Vatican News, serviço de informação da Santa Sé, sobre as dificuldades de formar uma comunidade com um número tão pequeno de pessoas.
O novo campus tem capacidade para 16 residentes. Oito quartos foram reservados para o ano de orientação, seis dos quais estão atualmente ocupados.
O conceito de “laboratório”
Kendzorra descreve o modelo ao Vatican News como uma espécie de "laboratório" no qual seminaristas, estudantes de teologia e participantes do ano de orientação se encontram em sua formação e testam juntos novas formas de trabalho pastoral.
Segundo os responsáveis, o projeto baseia-se nas diretrizes da Ratio fundamentalis institutionis sacerdotalis, documento da Santa Sé publicado em 2016 sobre formação sacerdotal. Ao mesmo tempo, eles enfatizam que outros elementos foram incorporados deliberadamente.
Várias instituições eclesiásticas e científicas estão participando da implementação, como a Faculdade de Teologia de Paderborn, a Universidade Católica, a Comunidade Universitária Católica e o Instituto Adam Möhler para o Ecumenismo.
Parte de uma tendência mais ampla
Modelos semelhantes de arranjos de moradia já existem em outras dioceses alemãs, como Münster, onde estudantes de diferentes disciplinas vivem juntos com seminaristas desde 2021. Lá, também, estão sendo feitos esforços para lidar com o declínio no número de candidatos ao sacerdócio com novas formas de arranjos de moradia.
O declínio é evidente em todo o país: no ano passado, menos de 50 homens foram ordenados padres em toda a Alemanha. Várias dioceses fecharam ou fundiram seus seminários.
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar